Mudança de comportamento dos brasileiros conscientiza o consumo durante Black Friday

consumo consciente

Dados da Pesquisa Akatu 2018 mostram que o caminho da sustentabilidade é mais desejado que o consumismo e a relação do consumo consciente está diretamente ligada com as preferências e atitudes dos consumidores. Na pesquisa foram listados os 10 maiores desejos do consumidor e 7 deles mostram que a sustentabilidade tem se destacado. Itens como estilo de vida saudável, alimentos saudáveis, frescos e nutritivos e tempo para as pessoas que gostam estão entre os cinco primeiros desejos.

A Welight está atenta as mudanças no perfil de compra dos consumidores, que estão cada mais conscientes e buscando uma oportunidade para fazer a diferença. E “nessa temporada de fim de ano, especialmente durante a Black Friday, oferecemos ao consumidor a possibilidade de realizar compras de forma consciente, gerando contribuições para causas importantes e encontrando cupons de desconto para economizar”, afirma Ian Lazoski, co-CEO e diretor de operações na Welight.

Outros dados da pesquisa Akatu 2018 indicam o público feminino, entre 65 anos ou mais, como o segmento de consumidores mais consciente e engajado na hora das compras. E no comparativo com 2012, houve um aumento de 12% dos consumidores que compraram produtos feitos com reciclado, comparado com 2018.

Segundo Pedro Paulo Lins e Silva, co-fundador e Co-CEO da Welight, “existe uma tendência natural do consumidor se preocupar com o impacto de seu consumo no meio ambiente e na sociedade. E desta forma os usuários da Welight escolhem as causas com as quais mais se identificam e passam a gerar doações a partir das suas compras online – tudo de forma automática”.

Ainda de acordo com o levantamento feito pela Akatu, se tratando do conhecimento sobre sustentabilidade, 68% dos entrevistados disseram já ter ouvido falar em sustentabilidade, enquanto 61% não sabem dizer o que é um produto sustentável.

No total foram feitas 1090 entrevistas e 70% das pessoas se mostraram motivadas pelos benefícios emocionais quando perguntados sobre a adoção de práticas sustentáveis. Dentro deste grupo estão pessoas que acreditam na oportunidade de mudar e evoluir como ser humano, de fazer uma diferença positiva na sociedade e pela experiência que lhe faz bem.

Pensando nisso, a Welight reúne soluções para que pessoas e empresas se tornem agentes de transformação, simplificando os meios para apoiar iniciativas financeiramente.

Entre as mais de 1.000 lojas participantes estão os maiores e-commerces nacionais e internacionais: Amazon, Netshoes, Submarino, Americanas, Ponto Frio, Best Buy, Sephora, Centauro, C&A, além das principais companhias aéreas e OTAs (Online Travel Agencies). E, no total, são 29 instituições apoiadas – entre elas Ampara Animal, TETO, Cidades Sem Fome e Instituto Ethos – que foram selecionadas a partir dos seguintes critérios: idoneidade, grau de inovação, impacto gerado e capacidade de gestão.

Um dos diferenciais da Welight é aproximar as pessoas do resultado real de sua colaboração. Por isso, no perfil dos usuários e das empresas clientes é possível acompanhar as atualizações das ONGs e visualizar a evolução de cada projeto.

A plataforma registra todas as transações e o repasse do dinheiro em um sistema de blockchain que garante transparência e segurança. Assim o cliente sabe que o recurso chegou onde deveria e como foi utilizado. Esta é uma inovação pioneira no cenário global e que foi desenvolvida em parceria com a IBM.

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