Exibitécnica: apresentação horizontal e vertical
No último artigo abordei a exibitécnica e duas de suas técnicas, a apresentação por produto e a apresentação anatômica. Para dar continuidade à apresentação das técnicas de exposição de produtos vamos tratar neste artigo sobre outras duas delas: a apresentação horizontal e vertical.
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Apresentação Horizontal
Essa técnica é muito pouco aplicada à moda e restringe-se aos expositores murais, como as prateleiras montadas em cremalheiras formando estantes. Nesses expositores de paredes são colocados os produtos de forma a ficarem em fileiras horizontais. A composição pode variar conforme o estilo, cor ou estampa e o resultado final deve ser harmonioso e visualmente atrativo. Porém, é importante respeitar duas regras básicas: (1) o produto a ser exposto deve ser de um único modelo por fileira (2) e, para cada fileira, os produtos não devem ter variação de cor/estampa.
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Quando houver uma grade de cores para um artigo específico, a melhor técnica para exibição é a Exposição por Produtos.
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Para a montagem desta técnica é preciso considerar que as prateleiras, ou pelo menos a prateleira do meio, necessita ficar a altura dos olhos, para chamar a atenção do cliente para os produtos exibidos neste espaço. A vantagem da exibitécnica Horizontal é a facilidade para repor os produtos e a funcionalidade para o consumidor. Contudo, para manter o efeito desejado é de suma importância conservar a organização e a reposição dos produtos.
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Apresentação Vertical
Este tipo de exposição deve ser aplicado nos expositores murais, caso contrário dificulta o entendimento para o consumidor, além de não ser possível identificar que a técnica vertical foi utilizada. Mas também é comum ser visto em gôndolas e ilhas.
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Como na Apresentação Horizontal, a Vertical utiliza uma fileira de produtos, mas desta vez de cima para baixo, verticalizando a exposição. Em geral, serve para mostrar os diferentes modelos de uma mesma família de produtos. Essa técnica é funcional e de fácil reposição, além de incentivar a compra de vários produtos de uma mesma família.
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Para a montagem desta técnica é preciso considerar que as prateleiras, ou pelo menos a prateleira do meio, necessita ficar a altura dos olhos, para chamar a atenção do cliente para os produtos exibidos neste espaço. A vantagem da exibitécnica Horizontal é a facilidade para repor os produtos e a funcionalidade para o consumidor. Contudo, para manter o efeito desejado é de suma importância conservar a organização e a reposição dos produtos.
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Apresentação Vertical
Este tipo de exposição deve ser aplicado nos expositores murais, caso contrário dificulta o entendimento para o consumidor, além de não ser possível identificar que a técnica vertical foi utilizada. Mas também é comum ser visto em gôndolas e ilhas.
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Como na Apresentação Horizontal, a Vertical utiliza uma fileira de produtos, mas desta vez de cima para baixo, verticalizando a exposição. Em geral, serve para mostrar os diferentes modelos de uma mesma família de produtos. Essa técnica é funcional e de fácil reposição, além de incentivar a compra de vários produtos de uma mesma família.
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É essencial estudar bem a campanha que será montada na loja antes de escolher quais técnicas serão utilizadas, assim é possível selecionar as mais indicadas para os novos produtos. O objetivo das técnicas de exposição de produtos é cativar o cliente e otimizar as vendas, além disso precisa se adequar ao espaço físico disponível no ponto de venda.
É essencial estudar bem a campanha que será montada na loja antes de escolher quais técnicas serão utilizadas, assim é possível selecionar as mais indicadas para os novos produtos. O objetivo das técnicas de exposição de produtos é cativar o cliente e otimizar as vendas, além disso precisa se adequar ao espaço físico disponível no ponto de venda.
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