Eventos em lojas – uma tendência no varejo
Diariamente os clientes do segmento de moda solicitam ideias e planejamentos para eventos em suas lojas. É papel da assessoria de comunicação, ou de um produtor, pensar nas melhores soluções para atender às necessidades do lojista e atrair a tão desejada atenção dos consumidores.
Eu, particularmente, adoro chegar em uma loja e me deparar com um coquetel sendo oferecido. Pode ser um bolo, um brigadeiro ou, quando mais requintado, uma taça de espumante. Qualquer pequeno gesto de preocupação e intenção de agradar o consumidor já transforma o ambiente e faz da experiência de compra um momento cheio de significados. Isso cria mais intimidade e valoriza o relacionamento com a marca.
É possível estabelecer algumas datas fixas para receber seus clientes de forma diferenciada. Um dia de menor fluxo de vendas pode ser interessante para despertar o desejo de visitas, por exemplo. O importante é sempre ser bem organizado e criar um checklist que auxilie desde o planejamento à execução a fim de ter o melhor resultado possível em seu evento. Abaixo listei alguns pontos a serem pensados.
Qual o motivo do evento?
É essencial ter um objetivo principal para a sua ação. De modo geral, os eventos em loja visam a aproximação de clientes e um aumento de vendas em uma data ou período específicos. Além disso, é possível utilizar este tipo de ação para muitas finalidades, desde que seja bem planejado e que todos os pontos sejam alinhados as reais necessidades da loja. Segue alguns exemplos:
– Inauguração de loja;
– Aproximação dos clientes;
– Eventos de fornecedores (lojas multimarcas podem negociar espaços e dias para promover cada uma das marcas). Este formato pode ser, inclusive, um meio de rentabilização para a loja;
– Promoções e rebaixas de preço;
– Trocas de coleção;
– Lançamentos de novas marcas e produtos.
Saber a sua principal necessidade é o ponto inicial para um bom planejamento.
Como atrair público para a loja?
Informação é tudo! Por isso o CRM (Customer Relationship Management) é tão importante para este e outros planejamentos. Você pode ter um público geral de consumidores, mas dentro dele cada cliente é único e com características que devem ser levadas em consideração também na hora de pensar a lista de convidados. Aquele cliente que dos finais de semana poderia gostar de ir a um coquetel em uma segunda-feira, por exemplo. Ou o cliente que gosta de passar um bom tempo provando peças na loja e conversando com os atendentes, provavelmente participaria de sua ação. É primordial conhecer o perfil de cada cliente e atrelar aos objetivos de sua ativação.
No caso de seu objetivo ser a conquista de novos clientes, é preciso pensar na comunicação externa do evento. Isso pode ser feito através de uma empresa de relações públicas, que disponha de um mailing com contatos que serão direcionados para o perfil da sua loja. É possível contar com muitos meios de divulgação de acordo com o investimento à disposição e a finalidade do evento. Um formato de baixo investimento e bom retorno são os convites feitos através das mídias sociais, principalmente o Facebook. Ter uma plataforma para apresentação e contato com sua marca nas redes sociais é muito importante para este e outros momentos.
Se atente ao espaço da loja
Tenha sempre em mente que receber convidados é um ato de extrema atenção. Não somente em dias de evento o cliente precisa se sentir bem recepcionado e acolhido – principalmente se for a primeira experiência de um consumidor com sua empresa. Sua loja deve estar muito bem organizada, limpa e abastecida para recebe-los, podendo ter o layout alterado especialmente para favorecer as ações nesta data. Faça tudo com antecedência e organização. Receba fornecedores antes do horário de abertura convencional da loja e remova qualquer sinal de desordem também antes da abertura do dia seguinte ao evento. Se atente às permissões de entrada de terceiros principalmente quando se tratar de shoppings. Normalmente é preciso credenciar fornecedores até três dias antes da ação. Não convide mais pessoas do que seu espaço pode acomodar. Ter poucos e bons clientes pode ser melhor do que ter maior volume de pessoas.
Promova uma experiência multissensorial
Servir bem para servir sempre! Essa é uma máxima antiga e atemporal no varejo. Se você pretende manter convidados por um tempo razoável no seu ambiente, é preciso pensar em servir um catering, que é qualquer tipo de comida e bebida a ser disponibilizado na ocasião. Escolher o que servir tem muita relação com o formato do evento. É preciso pensar em produtos que atendam ao tempo da atividade, ao tamanho do espaço, quantidade de clientes, perfil gastronômico etc. Essa é uma boa oportunidade para fazer parcerias com empresas de buffet que tenham interesse em se aproximar de um mesmo público em comum, por exemplo, mas tenha em mente que tudo o que for servido nesta ocasião terá relação imediata com a sua loja, por isso a preocupação maior é sempre sua. Quando o consumidor do varejo de moda é exposto a uma experiência sensorial do paladar, sua capacidade de associação daquele momento é potencializada. Servir bons produtos é uma forma de garantir uma boa memória, potencializar as relações entre convidados e aumentar o tempo de permanência das pessoas no evento.
Ações pós evento
Assim como é comum termos “lembrancinhas” em grandes eventos, como aniversários e casamentos, é de bom tom oferecer algo especial para os convidados que comparecem em seu evento. Você pode disponibilizar vales-desconto para próximas compras, um brinde personalizado com o nome deles e a sua marca ou até mesmo algum item ou vantagem em um de seus parceiros. O contato conquistado com o cliente no momento do evento deve se estender em um relacionamento contínuo. Mande um e-mail ou uma mensagem pessoal de agradecimento, convide-o para próximas oportunidades e mantenha-se sempre presente e disponível. Quando um novo cliente conhece sua loja através do evento, ele deve ser tão bem recepcionado em dias convencionais como foi naquela data especial.
Lembre-se que uma das principais apostas da NRF 2017 está na geração de hospitalidade. Por isso, prezar pela aproximação pessoal e dedicação ao atendimento é extremamente valioso e pode garantir a criação de um elo afetuoso e memorável para o seu cliente.