Conheça a displayagem ou buticalização de produtos

displayagem-buticalizacao-visual-merchandising-4
Uma dúvida constante dos varejistas é de como expor os produtos de forma a atrair os olhares dos transeuntes e aumentar as vendas. Uma das respostas está na displayagem de produtos.
 +
As técnicas de visual merchandising são muitas e trazem infinitas possibilidades para trabalhar os produtos de forma a conquistar o impulso de compra dos clientes e fidelizá-los. Fidelizar sim! Pois quando a loja tem uma identidade visual bem definida através da arrumação e exposição dos produtos, acaba criando uma comunicação direta com o público, que se identidade, gosta, reconhece oportunidades, desperta desejos e consome.
+
A displayagem (neologismo brasileiro para o ato de expor um produto em displays) engloba algumas das técnicas de exposição de produtos, conhecidas como exibitécnica. A correta apresentação dos produtos deve aumentar o desejo do consumidor pela compra, beneficiando o varejista com o giro rápido dos produtos em exposição.
 +
Também conhecida como buticalização, a displayagem trata da apresentação elaborada dos produtos e com a finalidade única de ser apreciada visualmente, isto é, não se trata de uma exposição massificada na qual o cliente olha, toca, escolhe os produtos e os remove do expositor. Poderíamos fazer um paralelo com as vitrinas, que servem para aguçar os olhos, mas não podem ser tocadas.
 +
Nesta técnica o produto é exposto de forma distinta, individualizada ou coordenada com outros produtos (cross merchandising) e objetos decorativos que auxiliem na sua valorização. A intenção é mostrar o produto no seu melhor. Assim a exposição nunca é massificada, uma vez que os produtos devem ser apresentados como especiais.
+
A buticalização geralmente acontece nos pontos focais mais altos do PDV, de forma que o cliente possa observar e se sentir atraído mesmo longe do produto e, ao se aproximar, deve encontrar aqueles mesmos produtos de forma acessível e massificada alguns níveis abaixo.
 +
Essa técnica é importante porque os consumidores estão mais exigentes e têm menos tempo para comprar. As lojas estão entendendo esse mercado e se adequando a nova realidade. Produtos dispostos no campo de visão do cliente tem um giro mais rápido, soluções completas, como looks em manequins, facilitam a vida do shopper apressado.
+
(Visited 1.721 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais