Dicas de exposição para um display vendedor (parte 1)

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O principal objetivo do Visual Merchandising é, sem dúvida, seduzir o cliente e causar um impacto visual positivo no Ponto de Venda (PDV), fazendo com que o consumidor seja atraído pelo produto e efetue a compra.
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As estratégias de organização utilizadas pelo Visual Merchandising (VM) têm um apelo muito mais comercial do que decorativo, um display (exibição do produto) ou equipamento nunca devem ser montados com o intuito de simplesmente embelezar o espaço comercial, ele precisa, acima de tudo, ser eficiente comercialmente.
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O cliente precisa sentir desejo e não receio de tocar o produto. Para cada tipo de segmento existem algumas dicas básicas para deixar a exposição mais comercial e atrativa.
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Produtos como maquiagens, bijuterias e óculos, por exemplo, necessitam do auxílio de alguns objetos complementares para se destacarem nos displays, esses objetos só não podem – em hipótese alguma -, aparecer mais que o produto em questão.  Reunir pequenos grupos do mesmo tipo de mercadoria também costuma funcionar.
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No caso de maquiagens e perfumaria, funciona muito bem utilizar a embalagem e o produto expostos lado a lado.
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O display da nova coleção Barroco Tropical, linha assinada pelo estilista Ronaldo Fraga para a marca de cosméticos O Boticário, é um ótimo exemplo. Observe como os materiais de PDV ajudaram a evidenciar e dar foco para cada tipo de produto separadamente.
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Nas lojas especializadas em produtos para casa (moda lar) a apresentação precisa criar uma atmosfera aconchegante e convidativa, o cliente não pode ter medo de manusear os produtos.
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O papel do display é fazer com que o cliente deseje repetir a coordenação que viu na loja em sua casa. Com as facilidades e condições de pagamento que o varejo tem oferecido, qualquer pessoa pode ter seu próprio quarto de novela.
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Veja alguns truques simples de exposição que despertam a atenção do cliente.
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1. A escolha das cores é o ponto inicial de uma coordenação de produtos, escolha no máximo três cores que combinem entre si. No caso de produtos estampados, utilize cores lisas que coordenem com os tons da estampa. No exemplo acima a combinação é neutra e composta apenas por duas cores (branco e bege), o que torna a proposta mais sofisticada.
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2. Dispor toalhas dobradas em cima da cama cria um ar de realidade à exposição, levando o consumidor mentalmente à sua casa.
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3. O mesmo produto utilizado no display precisa estar exposto na embalagem em um equipamento próximo e de fácil acesso para a aquisição.
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4. É importante expor os produtos de acordo com seu uso, por exemplo: travesseiros normalmente são utilizados em duplas um em cima do outro e não de pé.
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5. Misturar objetos de decoração aos produtos expostos ajuda a criar um ambiente mais real, intimista e sensorialmente afetivo.
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A imagem abaixo é outro exemplo de exposição coordenada. O armário foi montado com diferentes tipos de produtos de um mesmo segmento, misturando display e produtos fechados nas embalagens.
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