Cross Merchandising no varejo de moda

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É uma das técnicas de exposição de produtos do visual merchandising empregada na apresentação num mesmo local (vitrines, displays, mesas de valorização etc.) de produtos de diferentes categorias ou departamentos, mas que possuem uma relação entre si de consumo. É usado para gerar lembrança e interesse de compra no cliente, além de valorizar algum dos itens expostos.
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Os supermercados são mestres no uso dessa Exibitécnica. Não é por acaso que numa cabeceira de gôndola voltada para o corredor principal ou mesmo dentro da própria seção, encontremos à venda produtos que se correlacionam como macarrões, queijos ralados e molhos de tomate.
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O objetivo dessa técnica é aumentar a venda de produtos que algumas vezes ficam esquecidos, como é o caso das meias, mas se estiverem expostas junto dos calçados fica difícil o consumidor não levar para casa um item indispensável.
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A vantagem da técnica do Cross Merchandising é uma exposição atrativa e simples de ser feita, basta criatividade. Nas lojas de moda o mais comum é a apresentação anatômica na forma de looks associados a acessórios, como bolsas, colares, pulseiras e calçados.
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Na seção de Utilidade Doméstica (UD) ou mesmo na vitrina, expor produtos afins, além de mais atrativo é mais funcional e lógico, tanto para fazer a arrumação, quanto para o cliente encontrar com maior rapidez a solução para sua necessidade. Afinal, quem compra um aparelho de jantar pode querer também um novo jogo de talhares ou uma toalha nova.
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O varejo precisa sempre se renovar e algumas vezes ser irreverente serve para atrair olhares, como é o caso dessa exposição que sugere o uso de algemas com chantili e calda de chocolate. O consumidor irá, no mínimo, parar por alguns segundos para analisar a sugestão. Isso não quer dizer, no entanto, que o Cross Merchandising dever ser apelativo. O importante é atrair a atenção do consumidor oferecendo uma solução completa a suas necessidades, de forma organizada e esteticamente alinhada ao seu gosto.
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Veja outros exemplos diversos de Cross Merchandising.
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* Carla Barroso Marks é colunista colaborativa do MMdaMODA. Tecnóloga em Processamento de Dados e Pós-Graduada em Gerenciamento de Marketing, trabalha na área de Visual Merchandising & Store Design desde de 2003 no varejo de moda e também atua na área como consultora (carlamarks@terra.com.br)
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1 COMENTÁRIO

  1. Carla, socorro venha aqui em Jaboticabal, as vitrines estão medonhas, não dá vontade nem de comprar nada, precisamos de umas dicas suas urgente!!!

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