Abercrombie & Fitch e seus recursos de visual merchandising

Abercrombie-Fitch-visual-merchandising-lojas-3
Fundada em 1892, a Abercrombie & Fitch (A&F) já percorreu um longo caminho em sua existência centenária. Hoje, a linha de roupas casuais para homens e mulheres e suas centenas de lojas tornam-na um das melhores e mais reconhecidas marcas no varejo mundial.
+
Em 2006, a A&F tornou os ambientes de varejo ainda mais competitivos com a sua nova loja âncora, de 36 mil metros quadrados, na Manhattan Fifth Avenue, seduzindo os clientes com uma experiência de som excepcionalmente rica. Com quatro andares, um pé-direito altíssimo, iluminação estratégica e cenográfica, a precisão do sistema de áudio foi fundamental para definir a sensação de uma “balada”.
 +
Exatamente isso: balada! A proposta de visual merchandising da A&F é transportar para o interior de suas lojas o mesmo ambiente sensorial dos grandes clubes: iluminação baixa e envolvente, som extremamente alto e dançante e jovens vendedores muito bonitos (homens sem camisa e mulheres de top).
 +
A iluminação baixa atrapalha a apreciação do produto e, diminuindo a visão, acabam aguçando os outros sentidos sensoriais, que são de aspecto mais subjetivo durante o processo de decisão de compra. O áudio extremamente alto atinge o sistema límbico, acionando a memória emotiva, ajudando a transposição do cliente para o ambiente festivo das baladas, nos quais ocorrem disputas e conquistas afetivas, trazendo à tona a necessidade de busca pelo melhor produto e aceitação do grupo. E os jovens atendentes descamisados? Por sua beleza, esses acabam induzindo – e até coagindo inconscientemente – o cliente a comprar algo.
 +
“Abercrombie & Fitch espera que cada aspecto de suas lojas seja estimulante para o consumidor, pois eles não querem nada simples e comum, e que a filosofia definitivamente se estenda até o sistema de som”, diz David Schwartz, presidente de comunicações da AV Designer, integrador do projeto da nova loja. Pois, de fato, o som na A&F é o principal elemento de destaque no visual merchandising da marca.
 + 
(Visited 267 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais