A cor no visual merchandising: a coordenação de cores para criar looks mais atrativos

coordenacao-cores-complementar-dupla
Nos posts anteriores sobre a cor no Visual Merchandising vimos a teoria da cor e como aplicá-la a favor da vitrine conforme suas percepções.
 +
No artigo de hoje  – e último da série sobre cores -, vamos ver como coordenar as cores conforme o Círculo Cromático para criar looks mais atrativos na vitrine e no PDV (Ponto de Venda).
 +
Quando selecionamos peças de roupa para vestir um manequim  ou para fazer um display, devemos ter a preocupação em criar looks com peças que coordenem estampas, formas, texturas e com as combinações de cores.  Para deixar a coordenação de cor mais harmoniosa, existem técnicas que nos ajudam a evitar erros baseando-se no Círculo Cromático.
                                                                                                +
Essas técnicas estão divididas em combinações de dois grupos: Cores Correlatas e Cores Contrastantes. As cores contrastantes proporcionam maior impacto visual no cliente enquanto as cores correlatas tendem a ser mais tranquilas. Avalie o objetivo da comunicação/vitrine e o perfil do público-alvo antes de optar por qualquer uma das técnicas.
 +
Primeiro Grupo – Cores Correlatas: São combinações com cores semelhantes. São elas: Monocromática
e Análoga.
 +
Combinação monocromática: Variações de intensidade ou profundidade da mesma cor. Transmite uma imagem clássica, elegante e clean. Para o look não ficar monótono, use formas exageradas, texturas interessantes ou elementos diferenciados de design.
+
+
Combinação  Análoga: É a combinação de cores vizinhas no circulo cromático. É semelhante a harmonia monocromática, porem é visualmente mais interessante e moderno. O efeito final é sereno, quieto, tranquilo e  agradável aos olhos.
+
+
Segundo Grupo – Cores Contrastantes: são combinações mais difíceis pois não há semelhança visual entre as cores, porem são mais ricas e interessantes visualmente que as correlatas. São elas: Complementar, complementar dividida, tríade e tétrade.
+  
Combinação Complementar: É a combinação de duas cores opostas no circulo cromático, ou seja cores que se complementam. Essa combinação geralmente cria um alto contraste, especialmente se as cores usadas forem vivas. Ótimas para cria o efeito color blocking.
 +
+
Combinação Complementar dividida: A cor é combinada com as duas cores adjacentes a sua cor complementar. Ela tem o mesmo contraste da combinação complementar, porem tem menos tensão entre as cores.
+
+
Combinação Tríade:
É a combinação de três cores separadas pela mesma distancia no circulo cromático. Essa combinação não é tão contrastante quanto a harmonia complementar e é visualmente mais rica e harmônica. No look uma cor deve dominar e as outras duas devem aparecer em áreas menores.
  +
+
Cominação Complementar Dupla: Esta combinação usa quatro cores combinadas em dois pares de cores complementares, separadas por uma cor. É fundamental que uma cor domine visualmente ou que você trabalhe tons opacos das cores para não errar no “tom”. Ideal para propor looks diferenciados, looks com propostas mais fashion.
+
+
Nos exemplos dados em cada combinação, as “modelos” estão vestindo peças com cores bem contrastantes  e exatamente como é estabelecido pela técnica da combinação de cores do circulo cromático. Porém, vale lembrar, que essas combinações também podem ser feitas em acessórios. Ex: duas peças de roupa e um acessório com as cores da combinação Tríade ou vise-versa. Dentro dessas combinações também podemos coordenar peças de cores neutras como preto, branco, bege, cinza, para aliviar o contraste das cores.
(Visited 1.944 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais