A cor no visual merchandising: a cor e suas percepções

cor-ambientes-comerciais-espaC3A7os-visual-merchandising-3
No primeiro post sobre a cor no Visual Merchandising, vimos como a cor é formada através das suas teorias de classificação, dimensão, valor, saturação, temperatura e temperatura relativa. Hoje vamos ver como é possível ampliar, diminuir, clarear ou escurecer ambientes, aplicando a teoria das cores a fim de proporcionarmos bons efeitos na vitrine ou no ponto de venda (PDV).
+
A COR E O ESPAÇO
A cor altera a percepção de distância, volume e peso. Uma parede escura geralmente parece mais próxima, bem como um objeto branco pode parecer maior.

– Um mesmo objeto pintado com cores diferentes pode transmitir sensação de peso diferente. Ex: um abajur branco parecerá mais leve que um abajur azul marinho.
+
– As combinações de tons servem para criar efeitos como diminuir um ambiente para torná-lo mais aconchegante ou ampliar espaços apertados. Cores claras e neutras aumentam visualmente um ambiente, já cores em tons mais fechados e escuros proporcionam sensação de espaços menores.
+
-É possível “rebaixar” um teto muito alto com um tom mais escuro que o da parede, já para elevar esse teto basta pintá-lo numa cor mais clara que àquela das paredes.
+

 +
A COR E A LUZ
A luz interfere na cor. Ambientes iluminados artificialmente apresentam cores menos fiéis do que quando iluminados naturalmente.
+
Mesmo na luz natural, as tonalidades variam conforme a hora do dia ou as condições do tempo. Geralmente as lâmpadas incandescentes reproduzem melhor as cores quentes, enquanto as luzes fluorescentes ressaltam mais as cores frias. Exemplo: a cor vermelha (cor quente) apresenta tonalidade marrom se estiver sob uma luz fluorescente.
+
Para clarear ambientes pequenos e pouco iluminados, recomenda-se a utilização de cores claras com tendência para o amarelo.
+

A COR INFLUENCIA OUTRA COR
Toda cor é influenciada pela cor que está ao seu redor. Por exemplo, se pegarmos uma toalha azul e colocá-la sobre uma toalha amarela, a tonalidade do azul será alterada podendo parecer mais claro, mais opaco, mais escuro, mais vibrante.
+
Veja no exemplo abaixo como o mesmo tom de azul ganha diferentes tonalidades quando coordenado com outras cores.
+
(Visited 635 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais