6 marcas nacionais que reinventaram a moda

marcas nacionais que reinventaram a moda Meias6

Idealizadas a partir do mesmo desejo de reinventar o mercado através da criação e comercialização de produtos clássicos, porém com preço justo e qualidade ímpar, essas seis marcas nacionais possuem trajetórias e mercadorias únicas. Além das carismáticas histórias de criação, cada uma conta com uma ideia, tecnologia, material ou propósito diferenciado dos já vistos, tornando-as exclusivas para o consumidor.

Beatnik & SonsA marca de mochilas feitas à mão tem seu nome como homenagem ao movimento dos escritores Beatniks que ocorreu entre a década de 50 e 60. Eles acreditavam em uma vida minimalista e antimaterialista, pensamento que serviu como base para a criação de marca, e que até hoje representa um dos principais valores. Os produtos são fabricados em couro genuíno e, além das mochilas, você pode adquirir carteiras, malas, bolsas e até mesmo camisas com detalhes em couro. Por causa dessa ligação com a história, a marca busca unir o estilo clássico ao moderno, ao usar o minimalismo como grande aliado. Uma curiosidade é que as peças levam nomes de grandes escritores do movimento que dá nome a marca, tudo tão bem pensado que chega a dar vontade de ir pesquisar mais sobre quem foi a pessoa que deu o nome para aquela mochila que você achou ideal. Atualmente, a marca trabalha com a venda online através de seu site.

OribaA marca nasceu do sonho de três amigos em trabalhar com algo que realmente fizesse a diferença, e através da moda, acharam um jeito de fazer isso. A Oriba tem literalmente todas as peças de um guarda roupa masculino em sua versão básica reinventada com materiais de qualidade. A escolha do básico não foi por acaso. Além de compor o estilo dos três jovens, as peças básicas podem combinar entre si e formar muitas opções diferentes com menos roupas, menos consumo e, obviamente, menos prejuízo para o meio ambiente. Além de pensar no consumo, a Oriba também ajuda diretamente centenas de crianças no Brasil através do Projeto Base, pois a cada peça vendida por eles, um kit de material escolar é doado para quem precisa. Além disso, existem peças que recebem estampas criadas por crianças e a cada venda, um kit artístico é doado. Ou seja, a Oriba consegue transformar a arte em mais instrumentos para arte. A Oriba tem um espaço onde os produtos são vendidos em Pinheiros, São Paulo. Não se trata de uma loja, mas um espaço colaborativo que vale a visita. Você pode encontrar os produtos também no site da marca.

CofiQuando você pensa em opções de peças para homens, consegue ver algum tipo de variação para calças e bermudas? A Cofi viu. Inspirados pelo calor do Rio de Janeiro, eles criaram um modelo de calça confortável e produzida com tecidos leves e descontraídos. Elas podem ser ajustadas de acordo com seu gosto na cintura e na barra, para ficar adequada à sua altura. Aliás, os detalhes são o ponto alto da Cofi. O desenho dos bolsos é mais aberto que o normal, para agregar estilo além de  terem bolsos de segurança para você carregar celular, carteira e coisas que não podem ficar no bolso comum. Bem pensado, não? A marca só trabalha com materiais que não são de origem animal, o que torna os produtos veganos. Além disso, eles trabalham com vários materiais diferentes e adequados para o objetivo de cada calça como as feitas para o calor, por exemplo. Essa preocupação com o conforto chega até mesmo na numeração, que vai até o 50 e pode ser feita sob medida se você precisar. A Cofi vende somente através de seu site.

Meias6Se você acha que as meias não fazem diferença em um look, está definitivamente na hora de conhecer a Meias 6. Quem nunca saiu por aí tão despreocupado com as meias que acabou notando que estava com um pé de cada? É esse hábito de tratar as meias como uma mera necessidade com alguns calçados que a Meias 6 quer mudar. Eles trouxeram para o mercado o ponto de vista de que as meias são uma oportunidade de mostrar estilo através do design de padronagens diferentes e cores mais ousadas. O cuidado com os materiais também é uma das formas da marca mudar o consumo de meias. Eles produzem com materiais de ponta na Turquia e utilizando máquinas de tecnologia Italiana, conhecidas na alta costura, para garantir excelência dos produtos. Tudo isso faz com que as meias sejam, além de lindas, muito confortáveis. Você pode encontrar as meias da Meias 6 direto no site da marca, que também reflete todo o design e explosão de cores que os produtos oferecem.

Cutterman Co.A moda, sem dúvida alguma, conta uma história. Mas você já parou para pensar na história de cada peça que faz parte do seu guarda roupa? É essa a filosofia da Cutterman. Criada a partir da ideia de que cada peça carrega consigo uma história, desde a produção da matéria prima até chegar ao consumidor. Por conta da preocupação com essa herança das coisas, os curtumes escolhidos são sempre muito tradicionais e recheados de lembranças de anos atrás onde a produção a mão era muito mais comum. Além disso, esse cuidado com a matéria prima garante maior beleza e durabilidade aos produtos pois o design das peças também é feito de forma muito artesanal. Cada desenho é criado, ganha seus protótipos que são testados e posteriormente o produto final nasce e é disponibilizado no site da marca. Pelo apego aos produtos de fabricação nacional, com alta qualidade, a Cutterman oferece também produtos de outras marcas nacionais após curadoria própria. Por isso, a marca funciona como uma espécie de portal de produtos nacionais produzidos à mão com muito carinho. Além da compra online, é possível encontrar os produtos nas lojas parceiras identificadas no site.

SuncodeCriada a partir da necessidade de reinventar. Você já observou que o mercado de óculos de sol é tomado por, basicamente, marcas que fazem parte de um mesmo grupo? Se você nunca reparou nesse fato, provavelmente já se perguntou por que os óculos de sol são vendidos por preços tão altos e a resposta para isso é justamente a primeira pergunta. A Suncode foi lançada em 2016 com o objetivo de oferecer produtos de alta qualidade, com design clássico reinventado e a um preço justo. Desde o início do planejamento, a marca não concordava com o fato dos óculos de sol custarem tão caro e, então, decidiram que o jeito de mudar esse cenário era criando uma marca que cortasse intermediários e tornasse os produtos mais acessíveis. Diferente de todo mercado que quando busca lançar produtos baratos recorre a fabricação chinesa, a marca trouxe a produção dos óculos para o Brasil, para acompanhar de perto toda a produção, aumentando assim sua qualidade e a velocidade de inovação. Os óculos ainda contam com material desenvolvido na Suíça e todas as lentes possuem os melhores atributos técnicos para uma visão de qualidade. A venda dos produtos Suncode é feita exclusivamente através do site oficial.

(Visited 547 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais