Os poderosos do varejo global

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Flagship da C&A no Shopping Iguatemi SP

Entre as 250 maiores companhias do varejo no mundo, 22 são lojas de departamento, e apenas uma delas opera no Brasil – a C&A. Desse ranking organizado pela empresa de consultoria Deloitte só participam empresas com faturamento acima de US$ 3,7 bilhões por ano. Na edição mais recente, publicada no início deste ano, o estudo analisa dados de balanço e outras informações de desempenho de 2011.
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As lojas de departamento do Japão dominam, com seis delas listadas no ranking da Deloitte. Em seguida vêm cinco companhias dos Estados Unidos, sendo que a JC Penney é a maior de todas as lojas de departamento listadas, figurando na 53ª posição. A C&A (de origem holandesa e que atualmente mantém a sede mundial entre a Bélgica e a Alemanha) ocupa o oitavo lugar da lista do segmento. Não há loja departamento de capital brasileiro nessa lista.
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Entre as economias emergentes, o México desponta com as cadeias El Puerto de Liverpool e Coppel; a China contribui com a Dalian Dashang Group. A Tailândia surpreende com a Central Retail Corp., a maior daquele país. O espanhol El Corte Inglés é o segundo no mundo entre as lojas de departamento, embora a receita avaliada represente o faturamento consolidado do grupo que, além das lojas dessa banderia, incluem os hiper e super mercados (Hipercor e Supercor), a lojas de conveniência Opencor e a rede de moda Sfera, no mesmo segmento disputado pela Zara, mas que representa menos de 1% do faturamento do grupo.
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Por Jussara Maturo para GBLJeans

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