Os maiores shoppings do Brasil

dompedro
O ranqueamento de shopping é um assunto que sempre gera discordância e confusão, tudo porque não existe um padrão aceito como balizador para essa medida, já que alguns entendem que um shopping deve ser comparado por sua área construída, enquanto outros entendem que a área bruta locável (ABL) é o mais importante.
+
Na prática isso não altera a primeira posição do ranking, mas os demais degraus são disputados aos gritos por clientes fanáticos que querem ver suas cidades (e empreendimentos) apontados. Se a classificação levasse em conta a quantidade de lojas o resultado também seria diferente, conforme você pode ver na tabela comparativa no final do post.
 +
No ranking do MMdaMODA adotamos a ABL (significa o espaço total na parte interna de um edifício destinado à locação) como parâmetro, já que o ponto de venda é o que mais interessa nas nossas discussões de visual merchandising.
+
Os dados aqui contidos foram extraídos do site da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) e do site dos empreendimentos que não são filiados à ABRASCE.
+
Centro Comercial Aricanduva (248.701m² de ABL – sendo 545 lojas)
Localizado em São Paulo, capital, este é o maior shopping do Brasil e da América Latina. O Centro Comercial é formado pelo Shopping Leste Aricanduva, Interlar Aricanduva (Móveis) e Auto Shopping Aricanduva. Todo o conglomerado comercial de 3 pisos esta construído em 425.000 m² com 542 lojas, sendo 35 lojas âncoras, 3 hipermercados, 15 concessionárias de automóveis, agências bancárias, Detran e pista de test drive. O complexo de lazer esbanja opções: são 16 pistas de boliches, parede de escalada, games, mini park, ampla sala de brinquedos, 14 salas de cinemas 3D Cinemark com capacidade de 546 pessoas. Seu estacionamento tem capacidade para 14.700 vagas.
  +

+
Shopping Interlagos 
(145.000m² de ABL – sendo 480 lojas)
Localizado em São Paulo, capital, o Centro Comercial Interlagos engloba num espaço de 280.000 m² de área construída (58,6% menor que o Centro Comercial Aricanduva), o Shopping Interlagos, Shopping Interlar (moveleiro), Leroy Merlin (mat. contrução), Cobasi (Petshop), Hotel Ibis, agencia do Detran, e 2 hipermercados – Carrefour e Makro. Localizado na zona sul de São Paulo, é um dos maiores e mais completos centros de compra e lazer com uma visitação estimada em 3,5 milhões de pessoas por mês. São 441 lojas, 6.700 vagas de estacionamento, 59 opções de alimentação, além de muita diversão nas 10 salas de cinema 3D, Playland, Pistas de Boliche e Kart Indoor.
+

 +
Novo Shopping Ribeirão Preto (126.489m² de ABL – sendo 358 lojas)
O Novo Shopping fica localizado na cidade de Ribeirão Preto, a 317 km da cidade de São Paulo. Conta com 157.000 m² de área construída, dos quais 126.489 m² são de ABL. Inaugurado em 1999 atrai por mês, aproximadamente, 1,8 milhão de pessoas, que encontram no mesmo local um mix de mais de 300 lojas de roupas, sapatos, acessórios, brinquedos, alimentos e móveis, passando por lazer e beleza. Além das grandes cadeias brasileiras, o mall ainda conta com o Interlar, um ambiente totalmente voltado para lojas de móveis e decoração, composto por 17 estabelecimentos dedicados a artigos dos estilos clássico, moderno, contemporâneo e rústico.
 +
 +
4° Parque D. Pedro Shopping (125.615m² de ABL – sendo 397 lojas)
Localizado em Campinas, a 94 km da cidade de São Paulo, foi projetado num novo conceito: é o primeiro centro de compras, lazer e cultura temático e setorizado no Brasil. É o empreendimento mais completo do interior do país e conta com 193.000 m² de área construída. Dividido em seis alas – Águas, Colinas, Pedras, Árvores, Flores e a Alameda , o Parque D.Pedro Shopping conta com 404 operações sendo: 16 âncoras, 291 satélites, 45 lojas de fast food e dez restaurantes, 15 salas de cinema, teatro, 37 lojas de serviço, além de 8 mil vagas de estacionamento. É o 1° Shopping no Brasil a obter a certificação ISO 14001 – Gestão Ambiental. Ao contrário de seus concorrentes no ranking, este shopping é o maior da América Latina em Área Bruta Locável Contínua, já que possui apenas um piso.
 +
 +
Iguatemi Campinas (106.700m² de ABL – sendo 356 lojas)
Localizado em Campinas, a 94 km da cidade de São Paulo, é o primeiro shopping do interior do país, inaugurado em 1980. Em 2015, o shopping recebeu sua quarta expansão, tornando-se o maior shopping da rede Iguatemi no Brasil. O empreendimento conta com lojas exclusivas, teatro, cinema premium e academia.
 +
 +
A tabela abaixo mostra os 10 maiores shoppings do Brasil, segundo dados de ABL (Área Bruta Locável), atualizada em 2016.
 + 
(Visited 33.731 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

4 COMENTÁRIOS

  1. Realmente, o Parque D. Pedro Shopping em Campinas-SP é mesmo sensacional, pois voce anda e anda e anda e não acaba mais de lojas e mais lojas. Ao contrário do que algumas pessoas disseram, o Parque D.Pedro Shopping possue muitas "Lojas de Griffe" famosas. É só ir lá em CAMPINAS e visitar. Um espetáculo de Shopping.

  2. Visitem e desfrutem deste maravilhoso Shopping-Center, que é o Parque D. Pedro Shopping em CAMPINAS. São lojas e mais lojas que não acaba mais. Voce se perde lá dentro. CAMPINAS merece, pois é uma grande cidade brasileira.

  3. NO GRANDE RECIFE (PAULISTA/PE) COMEÇA EM JULHO 2013 CONSTRUÇÃO DE UM GRANDE SHOPPING COM 826 LOJAS E 35 MEGAS S !! A INAUGURAÇÃO SERÁ JUNHO 2016 NÃO SEI SE SERA O MAIOR SHOPPING NA ÉPOCA(2016) MAIS NO MINIMO SERA UM DOS MAOIRES.!!

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais