Inspire-se na Cor de 2018: o Ultra Violet 18-3838

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O Instituto de Cores Pantone (Pantone Color Institute™) realiza pesquisas de tendências mundiais para cores e presta aconselhamento sobre identidade de marcas e desenvolvimento de produtos e, tradicionalmente, anuncia também a cor vedete para o ano que se inicia. Nesse caso, estamos falando da Cor do Ano de 2018, o Ultra Violet (18-3838). Uma cor que sugere os mistérios do Cosmos, a intriga a respeito daquilo que ainda está por vir e as descobertas que estão além do lugar onde nos encontramos agora.

“A Cor do Ano é um momento no tempo que oferece uma estratégia direcional para o mundo do design e das tendências, reflexo de um trabalho em tempo integral ao longo do ano do Pantone Color Institute, fazendo o mesmo pelos designers e pelas marcas”, afirma Laurie Pressman, vice-Presidente do Institute.

A Cor do Ano aplica-se em vários segmentos: Decoração, Moda, Beleza, Design de Produtos.

Roxos enigmáticos também têm sido por muito tempo símbolos da contracultura, do não convencional e do talento artístico. Ícones da música como Prince, David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram tons da família do Ultra Violet para a cena principal da cultura pop ocidental, como expressões pessoais da sua individualidade. Expressa em nuances e carregadas de emoção, o PANTONE 18-3838 Ultra Violet simboliza a experimentação e o não conformismo, levando os indivíduos a conhecer a sua marca única no mundo e expandir as fronteiras através de soluções criativas.

A cor violeta simboliza o equilíbrio entre a matéria e o espírito, a terra e o céu, os sentidos e a razão. Composta pela igual proporção entre o vermelho e o azul, o violeta é também a cor que simboliza a temperança, a lucidez, as ações refletidas. De tal forma que historicamente sempre houve uma qualidade mística e espiritual relacionada ao Ultra Violet. Esta cor sempre foi associada a práticas de expansão da consciência, oferecendo uma base mais elevada para aqueles que buscam refúgio deste mundo super estimulado.

Pesquisas recentes de Neuromarketing mostram quais são as áreas ativadas no cérebro e os resultados no comportamento do consumidor quando exposto a cada uma das cores do espectro visível e, não diferente, os tons de Anil/Roxo, do qual deriva do Ultra Violet, atingem o Polo Frontal, que está ligado ao planejamento de ações e de movimento e ao pensamento abstrato, e o efeito gerado pode remeter a mistério, calma e sensatez, sugerindo criatividade e sabedoria.

Mas, não podemos esquecer que cor não é somente um efeito físico, mas há uma enorme carga cultural implícita na decodificação desses signos. No Brasil e na maioria dos países latinos, a cor violeta está associado com a morte de Cristo, simbolizando a cor do luto e, por isso, evitada por muitas pessoas.

A seguir você confere alguns projetos de visual merchandising e vitrinismo com a Cor do Ano para que possa se inspirar e já se preparar para as cartelas de cores que chegarão em breve às lojas!

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