Guto Requena aborda o design das emoções em palestra

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Campinas recebeu na última sexta-feira, 12/09, o ilustre Arquiteto Guto Requena (apresentador do canal GNT) para uma palestra organizada pela Escola Arte & Design ARQUITEC. O evento teve como intuito promover a primeira Pós-Graduação em Design de Interiores da região e o MMdaMODA esteve presente na palestra sob o tema “Design, Memória e Comportamento na Era Digital”, na qual Requena abordou a tecnologia e suas possibilidades para criação de novos projetos de Arquitetura e Design.
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Guto Requena é arquiteto graduado pela USP. Foi pesquisador do Nomads (Núcleo de Estudos de Habitares interativos) de 2000 a 2008 e professor de Design na Escola Panamericana e Instituto Europeu de Design (IED). É apresentador e roteirista do programa “Nos triques” do Canal GNT. Desde 2012 Guto é colunista do Jornal A Folha de São Paulo.
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A palestra teve início com um regresso aos anos 40 e 50 para explicar sobre a revolução do design nas casas e principalmente nos objetos dessa época. Guto considera essa geração nascida nos anos 80 seres migrantes, ou seja, nasceram em uma era totalmente analógica e morrerão em uma era digital.
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A cultura digital, segundo Requena, vem transformando a arquitetura e o design e buscam muito mais uma boa experiência que a própria estética. Um grande exemplo disso é o projeto “Love Project” uma parceria do estúdio Guto Requena em colaboração com a D3, que surgiu da vontade de transformar sentimentos e emoções em objetos de design.
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O projeto busca transformar histórias de amor contadas por diferentes pessoas em objetos únicos que carregam histórias íntimas e pessoais, além de serem sustentáveis, uma vez que as pessoas não descartariam facilmente um objeto com tamanho valor sentimental.Através de gravações de áudio, da alteração dos níveis de suor e calor emitidos pelo corpo e o ritmo dos batimentos cardíacos capturados através de sensores é possível transformar os diferentes inputs numa única linguagem e materializar essas emoções no design de um objeto.
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As emoções capturadas são responsáveis por gerar a forma do objeto através do movimento das partículas. Aspectos como força, atração e repulsão causam variações de velocidade nos rastros das partículas e isso impacta diretamente na forma final do objeto.
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O arquivo final do processo de mapeamento pode ser enviado a uma impressora 3D e materializar o produto.

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A ideia agora é avançar com esse projeto para um aplicativo de celular, de modo que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo possa criar seu próprio objeto através de sua narrativa e imprimir numa impressora 3D em sua própria casa.

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