Guia de feiras em varejo e visual merchandising

hqdefault

O varejo em geral está mais atento ao seu consumidor, já que ao longo dos últimos anos mudou muito a forma de se comprar e os gatilhos mentais que acionam o desejo de consumo consequentemente também mudaram.
+
Mas como acompanhar essas mudanças? Como surpreender o cliente no ponto de venda? Como aumentar a experiência sensorial em loja? Como tornar o ato de comprar uma experiência única para o shopper?
+
Para responder essas e outras questões, muitas feiras e eventos são realizadas ao longo do ano e, além daquelas mais tradicionais e famosas, o esse mercado tem se diversificado. São grandes eventos que trazem tudo de mais novo na área de varejo em diversos segmentos, seja moda, supermercado, móveis, alimentação, cosméticos e outros.
+
Nesses eventos são apresentadas as novas tecnologias em iluminação, mídias e expositores, tendências em manequins, vitrinismo, ambientação de ponto de venda (PDV), store design e novidades para franquias. Todas as tendências de visual merchandising (VM) são mostradas nas instalações, nas palestras ministradas pelos pesquisadores de tendências e nas apresentações de cases de sucesso de grandes marcas do varejo. Mesmo quando a feira não é especifica de VM, ele sempre está muito presente nas discussões.
+
O mercado está em constante mutação, precisa se reinventar cada vez com mais frequência, buscar inovação no ambiente comercial, na forma de exposição dos produtos, atendimento, entrega, enfim, a necessidade de manter a relevância das marcas é cada vez maior e, para isso, as feiras são verdadeiras imersões no mundo do varejo.
+
Neste post trazemos um pouco das principais feiras na área de varejo e visual merchandising. Confira!
+
National Retail Federation (NRF) – para começar a mais famosa de todas e, talvez a mais importante, a NRF Retail’s Big Show acontece anualmente e abre a temporada, em 2016 aconteceu entre 13 e 24 de janeiro, sempre em Nova Iorque (EUA). Normalmente as associações de comércio locais (ACIC) organizam comitivas para levarem varejistas brasileiros ao evento, conseguindo assim preços e condições mais acessíveis. O Brasil já é a segunda maior comitiva participante. [ https://nrf.com/ ]
+

 +
Euroshop – é realizada a cada 3 anos e a próxima está marcada para os dias 5 a 9 de março de 2017, sempre em Dusseldorf, na Alemanha. A Euroshop é a maior e mais importante feira de visual merchandising e reúne mais de dois mil expositores. O espaço da feira está dividido em quatro importantes segmentos, são eles:
1. EuroConcept – Espaço dedicada a técnicas de iluminação, revestimento, Arquitetura & Design, móveis e equipamentos de refrigeração.
2. EuroCis – Oferece soluções de tecnologia da informação, segurança e logistica.
3. EuroSales – Voltada para o setor de visual merchandising, marketing, promocional e PDV.
4. EuroExpo – Que traz propostas para concepção de stands, sistemas de exposição e
espaços comerciais.[http://www.euroshop-tradefair.com/]
 +
 +
Globalshop: Store Design, Planning, & Merchandising Expo – é a mostra anual para design de varejo e shopper marketing. A próxima data para o evento é 28 a 30 de março de 2017 em Mambalay Bay, Las Vegas. [ http://www.globalshop.org/ ]
 +
 +
POPAI Le Salon MPV – é realizada a cada dois anos em Paris e leva os varejistas a refletirem sobre seus negócios para fortalecer o ato de compra do cliente. A feira acabou de acontecer, entre os dias 5 e 7 de abril de 2016.  [ http://www.mpv-paris.com/]
+
+
VM and Display Directory, Show and Awards – é focada nas tendências de visual merchandising. O evento apresenta tudo desse universo, incluindo manequins, comunicação visual, decorações de Natal, iluminação, tecidos entre outros. A data do evento é 20 a 21 de abril de 2016 e acontece em Londres. [ http://vmanddisplay.com/]
 +
Latam Retail Show – é um evento novo que reúne profissionais do varejo latino-americano e apresenta cases de sucesso local, a segunda edição do congresso será realizada entre 23 e 25 de agosto de 2016 em São Paulo. Em 2015, o evento aglutinou cinco outros eventos: o 18º Fórum de Varejo da América Latina; o 6º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Negócios e Franquias; o 5º Fórum Internacional de Varejo Digital – Digitaling; o 4º Fórum Internacional de Design no Varejo – Redesign; e o 3º Retail Real Estate. [http://www.latamretailshow.com.br/pt/]
 +
Fórum Regional do Varejo (FRV) – é organizado pela ACIC Campinas (Associação Comercial e Industrial de Campinas) e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e configura-se como principal evento do interior do país. Traz conteúdos sobre experiência e eficiência aplicadas ao varejo, além das tendências apresentadas na NRF já adaptadas para realidade do varejo brasileiro. A última edição aconteceu dia 31 de março em Campinas, interior de São Paulo. [ http://www.forumregionaldovarejo.com/ ]
 +
Existem ainda vários outros eventos regionais, aqui listamos somente alguns dos principais que exploram assuntos ligados ao visual merchandising. Quer fazer a sua indicação de um evento relevante na sua região? Comente ai que atualizamos a lista.
(Visited 860 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais