ENTREVISTA: Lenora Alves

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MMdaMODA: Você é formada em Arquitetura. Por que resolveu direcionar seu trabalho para o visual merchandising?
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Lenora: Foi algo que aconteceu, a princípio, de forma inesperada. Eu tinha poucos anos de formada e surgiu uma vaga para arquiteto coordenador de visual merchandising. Quando soube, aceitei na hora participar da concorrência e corri para ler sobre moda e saber quais as tendências do momento. Deu certo. Fui selecionada, entrei de cabeça em um assunto até então desconhecido para mim, me apaixonei. Desde então, passei a me dedicar o máximo possível ao assunto.
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MMdaMODAEm que momento da sua carreira despertou em você esse interesse pelo varejo?
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Lenora: Tive os meus primeiros contatos com o varejo no segundo ano de formada, trabalhando com projetos arquitetônicos para reformas de agências bancárias. Assim aprendi bastante sobre os espaços para atendimento ao público e retaguarda, bem como comunicação visual e padronização. Isso, antes de entrar para o varejo de moda, quando a opção por visual merchandising se definiu.
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MMdaMODAQuais são os aspectos que você aponta como os mais importantes ao desenvolver um projeto de uma loja? Onde você busca inspiração para isso?
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Lenora: O mais importante é acertar no conceito, que tem que expressar os valores da empresa, a identidade da marca e o perfil do cliente. Busco inspiração em tudo que vejo. Além dos estudos de casos mais convencionais, observo também as feiras livres, os mercados públicos, os vendedores ambulantes, as tendências de arquitetura e de interiores.
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MMdaMODAOnde você obteve conhecimentos sobre visual merchandising para aprimorar seu trabalho?
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Lenora: Aprendi muito na própria empresa em que trabalhava, com o dia a dia, as necessidades, as solicitações dos clientes e, principalmente, com os colegas de trabalho, inclusive os de outros departamentos. E para acrescentar e trazer informações, viajo, visito lojas e compro livros. Fiz cursos na FIA, no Senac e  também participo de congressos, palestras e workshops.

MMdaMODA Você conta com o apoio de outros profissionais para desenvolver seus projetos?
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Lenora: Sim, o que é muito importante. Na equipe temos: arquitetos, designers gráficos e designer de interiores, ilustradores, técnicos, desenhistas, além de parcerias com profissionais de decoração de festas e cenógrafos.

MMdaMODA:   Assim como os arquitetos tiveram que se adaptar aos conceitos do visual merchandising para atender melhor esse mercado tão exigente, que é o varejo, você acha que o mesmo pode ou deve ocorrer com outros profissionais?
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Lenora: Sim, com certeza. A multidisciplinaridade é importantíssima para o visual merchandising. Não há como desenvolver o projeto a partir de um único ponto de vista. Quanto maior a interação dos profissionais das diferentes disciplinas, melhor o resultado final do trabalho.

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