Como fazer as lojas cumprirem na prática o planejamento de VM?

obm-merchandising-moda-1
Para que haja boas práticas de visual merchandising e o cumprimento das diretrizes estabelecidas
nos manuais de VM, só e possível com um trabalho realizado em equipe. E a equipe de VM atua em todo o desenvolvimento estratégico dessas boas práticas que serão enviadas para a equipe de loja executar na área de vendas e vitrines.
+
Como já foi abordado no artigo sobre Orientações Básicas de Merchandising (OBM) essas estratégias são enviadas através de orientações muito específicas, ilustradas com fotos e desenhos em 3D. Mas a teoria tornar-se realidade no ponto de venda (PDV) e garantir-se a padronização das unidades de uma cadeia de lojas é preciso que as lojas seguiam as orientações e cumprirem à risca o planejamento de visual merchandising e, para isso, alguns cuidados são essenciais.
+
1. Mostre de forma detalhada no OBM o passo a passo de como deve ser feita a exposição de produtos solicitada e como cada item dos materiais promocionais devem ser expostos no PDV;
+
Imagem relacionada
+ +
+
2. Envie fotos de exemplos reais das estratégias que estão sendo solicitadas (por isso é importante uma loja piloto para os testes ou o uso de softwares 3D) além da loja usar isso como exemplo para a execução, a equipe se certifica que é possível a realização do mesmo;
+
3. Coloque datas específica para a realização das orientações, principalmente quando se trata de campanhas de lançamento de coleção e campanhas promocionais;
+
4. É necessária uma equipe de coordenadores regionais que visite periodicamente as lojas, para supervisionar e orientar na prática o trabalho de toda a equipe de loja. Esse profissional é ideal para motivar e garantir que a unidade visual da rede será garantida;
+
5. Se a visita periódica na loja não é possível, solicite o envio de fotos para que o acompanhamento seja feito a distância, assim, correções e ajustes necessários podem ser feitos em tempo;
+
6. É importante também que os gerentes de loja e gerentes regionais estejam sempre atualizados em relação as práticas de VM da rede para que toda a equipe de loja seja envolvida e incentivada na execução de todo o planejamento de visual merchandising.
(Visited 509 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais