ABIESV realiza o 11º BackStage do Varejo – Visual Merchandising

lagent-provocateur-vitrines-contam-hist_rias

* contribuíram Carla Barroso Marks e Cristiane Mendes
+
Na última quarta-feira, 20/08/2014, a Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (ABIESV) promoveu o 11º BackStage do Varejo e trouxe como tema central o Visual Merchandising.
+
O evento ocorreu no Hotel Renaissance em São Paulo e contou com a presença de nomes importantes da área, como Sylvia Demetresco e Júlio Takano, presidente da ABIESV e sócio da KT Soluções para o Varejo, entre outros, discutindo os desafios e possíveis soluções para o Visual Merchandising, além de apontar as tendências e novidades paraambientação de espaços comerciais.
+
Os temas abordados no evento foram:
+
– Linha do Tempo e tendências do Visual Merchandising – Sylvia Demetresco
– Talk Show com empresário Valdemar Iódice e o jornalista Roberto Ethel discutindo o assunto “Da passarela ao Fast Fashion, a moda não tem fronteira”.
História do manequim e sua evolução para o futuro – Massimiliano Catanese/C.E.O – ALMAX GROUP
– Soluções de Visual Merchandising no Ponto de Venda pós EUROSHOP 2014 – Jonas Noronha – Diretor My Store Brasil
– Debate: Quais os caminhos do Visual Merchandising no mercado globalizado com participação de Caio Rossoni, Gerente de Visual Merchandising da Forever 21, Maurício Mendes, Arquiteto da MAC Cosmetics, Renato Freitas,  Gerente de Visual Merchandising da Richard`s e Beth Furtado, da Alia Consultoria.
+
O MMdaMODA cobriu o evento e as colunistas Carla Barroso e Cristiane Mendes foram conferir de perto e trazem agoraodetalhesde cada um dos assuntos discutidos.
+
A EVOLUÇÃO DA VITRINE – SYLVIA DEMETRESCO
Mercado de Trajano – Século I: a forma como os “departamentos” estavam organizados nesse centro comercial de Roma já remetia ao VM: num andar ficavam os peixes, num outro andar os tecidos e assim por diante.
+
Galerie Royal – Paris 1800: as pessoas se arrumavam para frequentar esse local. Essa é a foto da mesma marca porém em Bruxelas no ano de 1890 (The Galeries Royales Saint-Hubert).
+
Galeries Lafayette – Paris 1850: grandes magazines, feito por grandes arquitetos da época, o mesmo acontece atualmente com grandes empreendimentos do varejo.
+
Le BoMarché 1852 – seu fundador Aristide Boucicaut (1810-1877) criou o ato de consumir, as datas especiais para as compras como Dia das Mães, Liquidação, etc. E na época existia uma obrigatoriedade de se usar uma roupa diferente para casa ocasião, por isso o consumo foi aumentando.
+

Hermès – vitrine de Março desse ano. Efeito tinta “plastificada”.
 
 Lanvin: vitrine com efeito inverso provocado pelos espelhos.
 
 L’agent Provocateur: vitrines que contam uma história
 
 Hermès Caleidoscópio 2012, Paris. Aplicando o princípio do caleidoscópio para as diferentes vitrines da Maison Hermès em Ginza (Japão), os transeuntes podem ver uma série de padrões em constante mudança que foram criados a partir da Hermes Sumer/Spring 2014 Collection.
+
Com esses exemplos, Sylvia finalizou sua apresentação e disse: “Divertir o público e inovar: esse é o objetivo da vitrine, além de criar novas experiências”. No intervalo do evento, ela aproveitou para autografar seu mais recente livro: Vitrinas e Exposições – Arte e Técnica do Visual Merchandising que o MMdaMODA super recomenda!
+
+
Talk Show com Valdemar Iódice e o jornalista Roberto Ethel discutindo o assunto “Da passarela ao Fast Fashion, a moda não tem fronteira”.
+
Na passarela são mostrados os detalhes da marca e o seu DNA. É o lugar de mostrar ousadia. A coleção que está na passarela muitas vezes é diferente daquela que vai para a loja. O que está na passarela é o que chama mais a atenção.
+
A internet quebrou barreiras e hoje a moda não é mais restrita, por isso as grandes grifes fazem parcerias com os grandes varejistas para levar sua difundir cada vez mais sua marca. Hoje todos querem qualidade, conceito e design para suas roupas.
+
                             
-+
Valdemar Iódice disse ainda que a inspiração para a criação de uma coleção pode surgir a qualquer momento: de um filme, uma viagem, uma leitura etc. Uma das coleções mais vendida da marca foi a “Baile de Máscara e Caçadoras Noturnas.
+
A mulher Iódice é feminina em seu comportamento, em sua maneira de ser. Ela gosta do decote na medida certa, se está com as pernas de fora procurar ser mais discreta no top. É uma mulher mais próxima da realidade, uma inspiração é a italiana Giovanna Battaglia.
 

+

Perguntado sobre se a Iódice fará parceria com alguma marca de Fast Fashion, a resposta de Valdemar foi: “Vem novidade por ai!”. Então, vamos aguardar!
9
Debate: Quais os caminhos do Visual Merchandising no mercado globalizado
+
Todos afirmaram que aprenderam VM em chão de loja lidando diretamente com o produto e com o PDV. Há necessidade de atentar-se mais ao comportamento do consumidor para melhorar sua experiência de compra.
+
Faltam cursos no Brasil de formação. Há necessidade de criar esses cursos já que a demanda aumentou. Não podemos contar apenas com o profissional aprimorando por si só.
+
O consumidor de classe C já subiu degraus e quer mais qualidade, mais experiência de compra, etc. Nós, profissionais da área de varejo, temos que estar atentos para esse desejo.
+
Um dos desafios para todas as marcas é atender aos diferentes públicos de diferentes localidades mantendo o DNA da marca mesmo com diferentes exposições.
+
Padronizar despadronizando é uma tendência mundial para atender aos públicos de diferentes localidades, já que o consumidor de Manaus, por exemplo, tem um estilo de compras, enquanto o cliente de Porto Alegre tem outro.
+
Outras tendências apontadas:
·  Vitrine sem vidro; 
·  Interatividade – tecnologia no PDV; 
·  Curadoria, comunicação impressa ou digital que dá informações aos clientes;
·  Regionalização;
·  Simplificação (nos móveis, nos displays);
 +

Vitrine sem vidro.
+
Os participantes do debate deram dicas de quais lojas proporcionam experiência de compra e devem ser visitadas:
+
1. Nespresso – além de vender sua sensacionais cafeteiras algumas lojas possuem degustações para lá de sensoriais. 
2. Deus – marca para pessoas que gostam de customizar sua moto, sua prancha de surf
3. Uniqlo – marca japonesa, uma das maiores varejistas atualmente
9
+
As tendências apontas pela EuroShop 2014 ficam para o próximo post. Acompanhe o MMdaMODA nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no setor. 
(Visited 508 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais