Tendências de moda Outono-Inverno 2016

tendencia-outono-inverno-2016-furtacor-iriscidencia
A Tendere – Pesquisa de Tendências e Soluções em Negócios da Moda – realizou no dia 24 de outubro a 6ª Edição do Seminário de Tendências, com o tema Outono-inverno 2016. Foram apresentados os resultados dos estudos e pesquisas realizados em feiras especializadas e exposições de arte, design e moda (nacionais e internacionais) ao longo de 2013 e início de 2014.
+
A pesquisa de tendências promovida pela Tendere foca o Hemisfério Sul, com total atenção as especificidades do mercado brasileiro e latino. A metodologia privilegia a análise de quatro grandes grupos responsáveis pela formação do gosto regional, chamados de Tropical Pop, Karioka (praiano), Latino Urbano e Sofisticado.
 +
A partir da interpretação de cenários políticos, econômicos e sociais, uma tendência é apontada para cada grupo de gosto, chegando aos quatro temas que vão nortear toda a produção de moda Outono Inverno 2016.
 +
A primeira tendência foi batizada de “Luz do Leste não me Kahlo!”, em analogia ao affair de Frida Kahlo e o revolucionário russo Trotsky. Assim, a macrotendência funde referências étnicas do leste europeu com o universo popular mexicano. Bordados, franjas, flores em contrastes de cor. É uma tendência desenhada para o grupo Tropical Pop.

A segunda macrotedência foi chamada de “Decadance avec Élégance” (Decadência com Elegância), que trata do charme do luxo decadente de tempos aristocráticos e mais poderosos. Tecidos luxuosos e encorpados, delicadas estampas e paisley reinventados dão o tom do tema desenhado para o grupo do Karioka.
 +
A terceira macrotendência é a “Nômade Urbano” que trata da angústia de se poder falar o que se pensa e a força que esta voz realmente tem. Dilemas como o amo a natureza, mas quero continuar na cidade. Fortes referências para o tema desenhado para o grupo do Latino Urbano são o japonismo, os mendigos, samurais, o militar e o grunge.
 + 
E, por fim, a quarta macrotendência são as “Formas Iridescentes”. Iridescência é um fenômeno ótico que faz certos tipos de superfícies refletirem as cores do arco-íris. As formas se expressam em um olhar para o futuro unindo tecnologia e esportividade. Desenhada para o grupo de gosto Sofisticado, as principais referências para o tema são estilo normcore, vanguardas soviéticas e as olimpíadas.

Gostou dos apontamentos? Então participe da próxima edição e não perca nenhum detalhe!
(Visited 553 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais