Posicionamento das seções no layout de loja

secoes-layout-loja

Recentemente eu falei aqui sobre os tipos de layout de lojas. E é a partir do layout que definimos as seções de uma loja. Definir a posição das seções ou exposição dos produtos requer bastante raciocínio lógico e planejamento. O objetivo é antecipar-se às necessidades e objetivos do cliente à medida que ele percorre a loja.
Seções básicas – contém os produtos que a sua loja mantém no seu dia a dia. É a primeira seção a ser procurada. Os básicos ficam melhor posicionados no centro  ou no fundo da loja para atrair os clientes para outras exposições que geram vendas.
Seções sazonais – têm normalmente os produtos de vida curta de prateleira, que precisam ser vendidos rapidamente, gerando poucas promoções e ótima lucratividade. A localização ideal para os produtos sazonais é na frente da loja, nas paredes de impacto do lado direito e nas zonas de impacto.
Seções não sazonais – podem não ser necessários durante o ano todo. No entanto essas seções contêm artigos de vida longa na prateleira, mais suscetíveis de promoções no final da estação. As seções não sazonais normalmente ficam no centro e no fundo da loja.
Seções de alto impacto – contém os produtos que sugerem aquelas compras impulsivas e devem ficar nos pontos de maior movimento. A melhor localização para esse tipo de artigo é na frente da loja (desde que a seção combine com a imagem da loja), nas zonas de impacto e perto das áreas de caixa.
Seções de alta lucratividade – contém os artigos que geram margens de lucro acima da média para a sua loja. Normalmente, eles são colocados nos pontos nobres, como a frente da loja, paredes de impacto ou zonas de impacto.
Seções de baixa lucratividade – é onde os produtos oferecem margens de lucro abaixo da média e não devem ficar nos pontos nobres da loja, a menos que sejam usados como chamarisco para atrair os clientes para dentro da loja, onde eles podem ficar expostos a outros departamentos de maior lucratividade.
Seções de alto risco de furto – são aquelas mais suscetíveis de perdas devido à natureza, preço e tamanho da mercadoria. Normalmente, a mercadoria fica protegida por balcões ou vitrinas perto das áreas de caixa, ou posicionada de forma que os vendedores possam estar sempre de olho.
Seções de baixo risco de furto – todas as seções correm risco de furtos, mas essa contém artigos muito grandes ou de preço baixo, são menos vulneráveis, podendo ficar em qualquer ponto da loja.
Mapa para determinar o melhor local no PDV para cada categoria de produto.
 Adaptado de Prof. Dênio Mágno e Prof. Mauro Venício

(Visited 1.098 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais