Criando personagens: o processo criativo e produtivo de manequins

manequim-processo-criativo-fabricacao-5
Há décadas os manequins são figuras indispensáveis para a concepção de vitrines de moda. É possível criar vitrines modernas e exuberantes sem o uso dos manequins, mas não há dúvidas que com eles a cena fica muito mais real e sedutora, principalmente quando a intensão é vender produtos de moda, haja vista que os manequins são inspiradores e capazes de atrair a atenção do consumidor não somente pelas roupas e adereços que expõem, mas pelas características que definem seu estilo.
Os manequins funcionam para uma loja assim como modelos para um desfile de passarela, por isso as características que compõem a figura como um todo precisam apresentar o melhor estilo da marca que representam.
 +
Alinhando-se a essa necessidade de mudanças constantes na imagem dos manequins, os fabricantes estão se aprimorando cada vez mais na criação e produção de personagens para oferecer peças cada vez mais modernas e diferenciadas.
+

Manequins da Coleção Miss Róisín Realistic da marca Hans Boodt Manequins

Existem manequins dos mais variados estilos e formatos, desde os mais realísticos aos mais exóticos e fantasiosos. Cabe ao lojista definir o modelo que mais se adequa ao seu tipo de mercado, qual será o uso desses manequins, onde estarão localizados e as poses mais adequadas para cada tipo de roupa. Não dá para imaginar um manequim com inspiração esportiva vestindo trajes formais.
 +

Casal se beijando, manequins da coleção realísticas Hans Boodt Manequins
Manequins da linha Fantasy Hans Boodt Manequins, com corpo pivotal (articulado)
Manequins Exóticos  da Linha Ugly`s – Hans Boodt Manequins

Assim, como qualquer projeto de design de produto, tudo começa no departamento de Criação. Muito trabalho é dedicado até que um manequim chegue à linha de produção. A criação de um novo personagem se inicia com um conceito, um sentido, uma ideia. Veja a seguir como tudo acontece.
+
Inspiração – a inspiração vem principalmente do mundo da moda e dos padrões de beleza de cada época. Além do estilo, as poses devem ser definidas de acordo com o tipo, conceito e mercado que pretende atender.
+
Escultura – um manequim nasce de uma escultura, que muitas vezes possui pessoas reais como modelo. Durante esse processo ainda é possível fazer pequenas alterações na pose ou características anatômicas.
+
Protótipo – quando o molde, geralmente de argila, é aprovado pelo departamento de design, um protótipo é desenvolvido com base nesse molde. O molde mestre é utilizado para desenvolver outros que serão utilizados na linha de produção.
+
Acabamento – o acabamento passa por um processo de laminação, que consiste em aplicar várias camadas de fibra de vidro durante a produção e finaliza com o lixamento, que por sua vez, tem a função de tirar todos os excessos de matéria prima e definir os contornos do manequim antes do tratamento final.
+
Tratamento Final – esse processo define como será a imagem desse manequim, detalhes como tonalidade de pele, maquiagem e cabelos aplicados nesse processo de finalização.
+
Controle de Qualidade – os manequins precisam secar em um ambiente livre de pó. O controle de qualidade acompanha todo o processo, porém é na finalização onde ele é mais rigoroso. As peças precisam estar totalmente secas antes de serem embaladas. As caixas e embalagens devem ser totalmente seguras, pois as mercadorias costumam fazer longas viagens ate o seu destino e devem chegar deslumbrantes para cumprir seu objetivo: ENCANTAR.
 +
 +
No site da marca Hans Boodt Manequins é possível assistir vídeos de alguns desses processos.
(Visited 464 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais