Exibitécnica: apresentação horizontal e vertical

exposicao-vertical-produtos
No último artigo abordei a exibitécnica e duas de suas técnicas, a apresentação por produto e a apresentação anatômica. Para dar continuidade à apresentação das técnicas de exposição de produtos vamos tratar neste artigo sobre outras duas delas: a apresentação horizontal e vertical.
 +
Apresentação Horizontal
Essa técnica é muito pouco aplicada à moda e restringe-se aos expositores murais, como as prateleiras montadas em cremalheiras formando estantes. Nesses expositores de paredes são colocados os produtos de forma a ficarem em fileiras horizontais. A composição pode variar conforme o estilo, cor ou estampa e o resultado final deve ser harmonioso e visualmente atrativo. Porém, é importante respeitar duas regras básicas: (1) o produto a ser exposto deve ser de um único modelo por fileira (2) e, para cada fileira, os produtos não devem ter variação de cor/estampa.
+
Quando houver uma grade de cores para um artigo específico, a melhor técnica para exibição é a Exposição por Produtos.
+
exposicao-horizontal-produtos
++
Para a montagem desta técnica é preciso considerar que as prateleiras, ou pelo menos a prateleira do meio, necessita ficar a altura dos olhos, para chamar a atenção do cliente para os produtos exibidos neste espaço. A vantagem da exibitécnica Horizontal é a facilidade para repor os produtos e a funcionalidade para o consumidor. Contudo, para manter o efeito desejado é de suma importância conservar a organização e a reposição dos produtos.
+
Apresentação Vertical
Este tipo de exposição deve ser aplicado nos expositores murais, caso contrário dificulta o entendimento para o consumidor, além de não ser possível identificar que a técnica vertical foi utilizada. Mas também é comum ser visto em gôndolas e ilhas.
 +
Como na Apresentação Horizontal, a Vertical utiliza uma fileira de produtos, mas desta vez de cima para baixo, verticalizando a exposição. Em geral, serve para mostrar os diferentes modelos de uma mesma família de produtos. Essa técnica é funcional e de  fácil reposição, além de incentivar a compra de vários produtos de uma mesma família.
+
Resultado de imagem para EXIBITÉCNICA: APRESENTAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL
+
É essencial estudar bem a campanha que será montada na loja antes de escolher quais técnicas serão utilizadas, assim é possível selecionar as mais indicadas para os novos produtos. O objetivo das técnicas de exposição de produtos é cativar o cliente e otimizar as vendas, além disso precisa se adequar ao espaço físico disponível no ponto de venda.
(Visited 8.203 times, 2 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais