Adesivos para vitrines

adesivovitrinesmoda1
Não há dúvidas de que a vitrine é o cartão de visitas de uma loja e também a principal ligação entre o consumidor e o ponto de venda. Essa área delimitada à frente da loja tem como principal função informar os clientes sobre os eventos que ocorrem ali, reforçar a imagem da marca e, principalmente, os lançamentos e promoções.
 +
Além da construção arquitetônica a concepção de uma vitrine é composta, na maioria das vezes, por produtos selecionados de acordo com a ocasião, manequins e/ou expositores e elementos complementares como adereços e/ou adesivos.
 +
É sempre importante lembrar que vitrines são efêmeras e, por isso, têm prazo de validade. As mudanças no varejo têm ocorrido com uma frequência cada vez maior e os adesivos acabam sendo a solução ideal, pois além do baixo investimento, eles são versáteis, de fácil fixação e descarte.
 +
A seguir aponto algumas dicas importantes para o desenvolvimento dos adesivos que irão compor uma vitrine atraente:
  • Não esconda os produtos, exceto em casos específicos, como liquidações, que isso pode ser uma opção;
  • Opte por cores da cartela de cores e identidade visual da marca para seus adesivos;
  • Facilite a leitura! Atente-se ao tamanho das informações e a fonte tipográfica escolhida, certifique-se que serão percebidas mesmo a distâncias maiores;
  • Atente-se à escrita correta, a imagem da marca acaba sendo prejudicada ao transmitir uma informação equivocada, com escrita incorreta ou com termos em outro idioma (seu público consegue entender o significado de Off e Sale, por exemplo?);
  • Nem só de vendas vive uma vitrine. Leve uma mensagem institucional – preserve a natureza, um pensamento, um poema, uma frase de incentivo ou boas-vindas.
 +
Após definir a ideia que será executada é hora de partir para a produção dos adesivos e escolher o tipo de acabamento mais adequado para a proposta:
+
Adesivo Vinílico Branco: Este é o tipo mais comum de adesivo, pois consiste em uma base com acabamento em vinil branco. A imagem é impressa através de sistema digital que permite o uso ilimitado de cores. Em vitrines, principalmente de rua, recomenda-se o uso de adesivos com acabamento UV, pois garantem maior durabilidade da cor/imagem. Esse tipo de adesivo ainda pode ter superfície brilhante ou fosca, para vitrines de rua o mais indicado é o fosco, pois não reflete a luz natural (brilho).
 +
+
Adesivo Vinílico Transparente: Esse tipo de adesivo é indicado para projetos que visam esconder parcialmente o que está atrás da vitrine. É muito utilizado por salões de beleza, pois passam a informação sem esconder a loja. Assim como o vinílico branco, o adesivo transparente também pode ser feito com acabamento brilhante ou fosco.
+
+
Para criar um efeito diferente é possível misturar os adesivos transparente com vinílicos recortado utilizando a sobreposição. O adesivo leitoso (impresso ou não) é aplicado por cima do adesivo transparente. Esse recurso é utilizado para textos, uma vez que no adesivo transparente perderia a leitura.
+
+
Adesivo Colorido com Recorte: O adesivo vinílico colorido recortado é indicado para projetos que exigem apenas silhuetas da imagem ou texto solto. Como os recortes são feitos através de um laser é preciso que a imagem recortada seja vetorizada para que a máquina reconheça o recorte. Dependendo da complexidade do recorte, o projeto pode se tornar inviável de acordo com o segmento da loja e o tempo que o mesmo ficará exposto.
 +
+
Todos os adesivos citados acima podem ser aplicados tanto por fora quanto por dentro da vitrine, mas isso deve ser informado ao fornecedor na hora de fechar o pedido.
 9
Adesivo Eletrostático: O adesivo eletrostático não possui cola e adere com facilidade em superfícies lisas através da energia estática do vinil. Esse tipo de adesivo costuma ter um custo mais elevado que os vinílicos comuns, porém o investimento vale a pena por se tratar de um material reutilizável, ideal para eventos periódicos. Mas cuidado para não ficar usando o mesmo adesivo por muito tempo, pois com a imagem tende a ficar cansativa e ultrapassada.
+
+
Mas, atenção, é importante consultar a legislação do seu município. As chamadas “Lei da Cidade Limpa” estão se espalhando pelo país e, em cada cidade, há uma tolerância diferente ao uso dos adesivos em vitrines.
+
Por exemplo, na cidade de São Paulo/SP, a Lei Municipal N°14.886, de 14/01/2009, obriga a instalação de uma faixa sinalizadora de segurança em vitrines, portas de vidro e semelhantes. A faixa antitrombada deverá ter no mínimo 2 centímetros de largura, e a altura estar entre 50 centímetros e 1,50 metro a partir do ponto mais alto do piso ou calçada junto a vitrine. A faixa deve ser de uma cor ou textura que permita uma fácil visualização pelo público. Outros adesivos e comunicações só a 1m (interno) de distância do vidro.
 +
+
Já na cidade de Ribeirão Preto/SP as comunicações também devem ficar a um metro da entrada, porém, adesivos diretamente no vidro da vitrine são aceitos desde que não impeçam o acesso de luz, aeração ou socorro em caso de emergências.
+
Dicas de fornecedores de Signs (Adesivos e Comunicação Visual):
 +
Cyberdoc – Unidade Cambuí
Tel.: (19) 3325.9169
gustavo@cyberdoc.com.br
www.cyberdoc.com.br
Virtual Ideias Gráfica e Sign
Tel.: (19) 3294.2811
well@virtualideias.com.br
www.virtualideias.com.br

Global Impress
Tel.: (11) 2722.1434
globalimpress@uol.com.br
www.globalimpress.com.br

(Visited 1.453 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

2 COMENTÁRIOS

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais