Ponto de Venda (PDV) para Geração Z

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A Geração Z é formada pelos nascidos entre 2000 e 2010, são os filhos da Geração Y (1985-1999), são parecidos com seus pais em alguns aspectos, só que com algumas características mais acentuadas. O “Z” da nomenclatura vem da expressão zapear, em função do seu comportamento de ficar mudando o canal da TV com frequência, além de escutarem música e ficarem conectados na internet, tudo ao mesmo tempo. Essa geração é totalmente tecnológica, pois não conheceram o mundo analógico, aliás, eles nem conseguem imaginar essa possibilidade!
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É importante saber como se comportam, porque mesmo antes de consumirem produtos e serviços já exerciam um grande poder de influência na decisão de compra dos pais pesquisando os produtos na internet antes da compra. É a geração que vive no mundo virtual no sentido literal da palavra, consegue ficar horas na internet, seus amigos e compromissos estão lá, gostam de jogos fantasiosos porque nesses jogos podem ser o que quiserem. São pessoas com mais dificuldade de relacionamento interpessoal e não gostam muito de sair de casa.
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Seus desejos de consumo são grandes principalmente de produtos relacionados a moda, que ajuda na questão de pertencimento ao grupo ou a uma tribo. Sem dúvida não pode faltar nesta lista os produtos tecnológicos e virtuais.
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É a geração que está mais preocupada com o futuro do planeta, então se interessam por produtos com apelo ambiental e causas sociais. Quando há interesse por determinado produto pesquisam a fundo todas as características e opiniões relacionadas a idoneidade da marca antes de finalizar a compra.
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As marcas precisam agir rapidamente para alcançar esse público-alvo, buscar inovação, criatividade e imersão no mundo dessa geração para conquistá-los e atraí-los para o ponto de venda. Com certeza tirá-los de casa não é tarefa fácil, mas a marca que conseguir criar experiências inovadoras de compra no PDV será bem sucedida. Além de se aliar a tecnologia para atrair o novo consumidor a empresa precisa ser transparente em suas propostas, produtos e serviços e, com isso, gerar conteúdo interessante para essa geração dentro de seu universo, isso só é possível conhecendo bem esse público.
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Exemplos como telões dinâmicos, provadores virtuais, acesso a hotsites por QRCode e telas multi-touch que permitem acesso ao lookbook da marca são algumas das formas de estimular a interação com a Geração Z no PDV.
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Mas estudar minuciosamente a diferença de gerações auxiliará determinantemente uma marca estabelecer suas
estratégias e criar uma comunicação mais adequada. Mas, o principal foco é o relacionamento com as pessoas, criar uma comunicação de duas vias, o cliente dessa geração também tem algo a dizer e quer ser escutado.
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