Texturas: tendência no visual merchandising

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As pesquisas de tendências da EuroShop, Retail Design Institute e WGSN apontam diversas caminhos para o visual merchandising de moda. Hoje vou destacar um deles, o uso das texturas nos ambientes comerciais.
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Quanto mais erudito e conservador for o seu público-alvo, mais avesso ao toque ele será, seja esse toque a objetos ou pessoas. Por isso as texturas cumprem a função psicológica de substituição visual as sensações do tato.
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Assim, podemos usá-las na ambientação potencializando os estímulos sensoriais do shopper no ponto de venda. Através delas você pode incorporar a materialidade e o ritmo no ambiente, em diversas formas e camadas, do chão aos equipamentos até a vitrina.
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Devemos lembrar, no entanto, que texturas podem imprimir significados positivos ou negativos dependendo daquilo a que remetem, por exemplo, excessiva quantidade e cores vívas de uma pelúcia podem perder o tom de luxo e sofisticação e torna-se infantil ou de conotação sexual.
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Veja no exemplo abaixo como a mensagem “amor” pode ganhar sentidos diferentes de interpretação quando usamos texturas no plano de fundo: (1) Amor carinhoso e aconchegante (2) Amor quente de uma paixão (3) Amor aos bens materiais.
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Separamos para você 18 projetos já praticados no varejo de moda como exemplos felizes do uso de texturas no PDV. Note como podem ser adequados para cada perfil de loja, de pequenos detalhes no chão a grandes explosões de cores, de texturas em alto-relevo à superfícies lisas. Surpreenda-se e inspire-se!
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