O conceito de planograma pode ser definido como um mapa esquemático que mostra exatamente onde as mercadorias devem ser colocadas nos móveis e equipamentos de uma loja e sua correlação. Faz parte da ferramenta Exibitécnica e pode ser usado para qualquer uma das técnicas escolhidas para exposição dos produtos.
+
O aumento do número de produtos à venda, a diminuição das áreas de venda e o aumento do valor do metro quadrado têm exigido maior atenção na alocação de produtos no ponto de venda (PDV). “[…] Se entendermos que o espaço representa hoje o principal indicador de produtividade no varejo, fica claro que a gestão eficaz desse recurso pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso do estabelecimento comercial”. (GIULIANI et al, 2007, p.15)
+
Logo, os fabricantes, distribuidores e varejistas estão lutando desesperadamente para ter a maior quantidade de espaço disponível e da melhor localização para os seus produtos. Dessa forma, o planograma visa otimizar o uso desses espaços, obtendo maior retorno na exposição correta dos produtos. +
+
Os planogramas, segundo Ebster et al. (2013, p.99), cumprem várias e importantes funções, tais como:
Facilitar a reposição de produtos pela equipe de loja;
Criar uma imagem uniforme para as filiais de uma cadeia de lojas;
Habilitar o planejamento anterior da alocação do produto;
Podemos ainda acrescentar que sinalizam quanto a capacidade máxima de produtos em
exposição no PDV.
+
Para elaborar um planograma o visual merchandiser deve saber:
+
1. Quais são os principais produtos e marcas que deverão estar nas áreas específicas do layout de uma loja;
+
2. Os produtos devem ter sua distribuição na loja pensando-se quanto a coordenação entre peças, finalidade e capacidade expositiva de equipamentos e evidência necessária de alguns modelos;
+
3. Fotos de uma loja-piloto ou projetos em software 2D ou 3D devem apresentar a organização estabelecida na forma de planograma.
+
4. Sempre que possível, sugira substituições para modelos mais vendáveis, pois no seu esgotamento as equipes saberão fazer uma substituição adequada nas exposições;
+
5. Se possível, as etiquetas dos produtos devem sinalizar se aquele item é para exposição em equipamentos de solo, parede, mesas de valorização ou vitrinas.
+
O planograma também orienta quanto ao posicionamento de móveis e equipamentos na construção de setores/departamentos.
9+
+
E, para otimizar o trabalho que envolve grandes mix de produtos, existem programas específicos que auxiliam na elaboração dos planogramas, como é o caso do Mockshop. Os produtos são cadastrados antecipadamente no sistema e a loja criada em 3D para facilitar a inserção dos produtos reais no planograma. Veja no vídeo abaixo um demonstrativo do programa.
+
O vídeo abaixo é da marca Benneton e demonstra de forma bem didática como é a construção de um planograma em exposição de parede. +
+
Referências Bibliográficas
EBSTER, Claus; GARAUS, Marion; MALHOTRA, Naresh (org). Design de loja e merchandising visual: criando um ambiente que convida a comprar. Tradução Arlete Simille. 1ª edição. São Paulo: Saraiva, 2013.
GIULIANI, Antonio Carlos; SANTOS, Claudio C.; SILVA, Mauricio O.Q. da. Merchandising: análise da rentabilidade e gestão de produtos no ponto-de-venda. 2007. Disponível em: Acesso dia 11/09/2015.
Edu Vilas Bôas coordena o MMdaMODA. É Mestre em Têxtil & Moda pela EACH/USP, pós-graduado em Gerenciamento de Marketing, pós-graduado em Comunicação & Semiótica, MBA em Neuromarkting, MBA em Design Thinking, pós-graduado em Fashion Business e bacharel em Moda. Tem experiência com marketing, visual merchandising e produção de moda, além de gerenciamento de confecção. Presta consultorias, treinamentos e realizada pesquisas através do MMdaMODA desde 2010. É também docente para o Senac São Paulo e orientador de TCC para os MBAs de Marketing e Varejo da USP/Esalq.
CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA
O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.
Muito show