O significado da linguagem corporal nas principais campanhas da estação

A “AnOther”
convidou o consultor em psicologia Nicola J. Davies para participar de
um artigo analisando algumas das principais campanhas de moda da
temporada Primavera/Verão 2012. Partindo da premissa de que, segundo
pesquisas, “70% da comunicação vem da linguagem corporal”, a proposta é
descobrir de que forma as grifes estão transmitindo suas mensagens por
meio de suas propagandas. O resultado é bem interessante:
Emporio Armani
Davies explica o
sentido do uso de duas modelos paradas relativamente próximas: “Com uma
modelo inclinada em direção à outra, a propaganda tem um elemento
pessoal. A compostura calma das modelos ressalta o conforto com
intimidade. É provável que a Armani queira ser vista como removedora de
barreiras, capaz de aproximar as pessoas”.
Emporio Armani (masculino)
Para Davies, a ideia da campanha
masculina da Emporio Armani é retratar uma imagem descontraída. Ele
afirma que “a abertura da camisa e a pele à mostra podem sugerir ao
consumidor que os designs Armani são confortáveis de leves. A mensagem é
a de que usando Armani, os homens são se sentem constrangidos pelas
roupas”.
Marc Jacobs
A análise é de que a
marca optou por uma abordagem infantilizada, indicada pela imagem do
coração no muro, a pureza das cores das roupas e a expressão inocente no
rosto das modelos. A conclusão é de que “Jacobs está usando uma imagem
de inocência e pureza para atrair consumidores”.
Marc Jacobs (masculino)
Para Davies, o carrinho, que sugere um
bebê, enfatiza os temas de inocência e pureza da campanha feminina da
marca, com uma atitude de “sou capaz” produzida pelo fato de que é um
homem posando com o carrinho. “Jacobs quem passar a mensagem de que
homens que usam seus designs têm o controle. O fato de que a sombra do
fotógrafo [Juergen Teller] está incluída no clique sugere que está
claramente posto que isso é uma sessão de fotos e que os homens que usam
essas roupas serão o centro das atenções”, ele explica.
Prada
Davies acredita que as cabeças inclinadas para o lado e os lábios fazendo bico indicam brincadeira e um clima flirty.
Ele também afirma que há “uma mensagem clara de feminilidade sendo
retratada. Esses designs são feitos para mulher fortes e poderosas que
têm orgulho de sua feminilidade e querem exibir isso de uma forma
poderosa”.
Prada (masculino)
“Punhos cerrados geralmente comunicam
agressão, mas quando combinados com a linguagem corporal solta – ombros
para baixo, cabeça para a frente, os lábios fazendo bico – a campanha
masculina da Prada com Michael Pitt pode ser vista como alegre e
divertida. Uma natureza jovial é retratada, indicando essas roupas são
para os jovens no coração”, analisa Nicola J. Davies.
Balenciaga
Na campanha, inspirada por fotos
pessoais de Patti Smith no Hotel Chelsea publicadas em seu livro “Só
Garotos”, a modelo Kirsten Liljegren parece relaxada e cool, com sua pose inclinada contra a parede, com as pernas dobradas e o cabelo cobrindo os olhos.
Balmain
A pose aqui também indica uma atitude
relaxada, mas com um retrato poderoso de uma “imagem muito cool” –
Davies cita a mão na cintura e a outra como um descanso para a cabeça de
Anja Rubik. “Com o olhar diretamente para a câmera, a Balmain quer
passar uma sensação de confiança que pode se ganhar ao se vestir a
coleção”, ele analisa.
Dior (masculino)
Nesta campanha masculina, Davies analisa
que a cabeça erguida, com o queixo apontando para fora, demostra um
senso de superioridade e destemor. Ele afirma que o queixo erguido
também indica orgulho, rebeldia e confiança, e destaca que a exposição
do pescoço retrata uma imagem de força e resistência. “A pose escolhida
(…) faz o modelo ficar mais alto e maior, demonstrando sua presença. A
coleção é para homens que querem ser vistos, que querem que sua presença
seja notada, e que emitem confiança e estilo”, ele diz.
Jil Sander
Sobre a campanha da coleção que teve
como uma de suas inspirações Grace Kelly, musa de Alfred Hitchcock,
Davies analisa que “a ausência de cor na foto sugere que esse tipo de
roupa fala por si mesma. Daria Strokous e os arredores são
insignificantes em comparação às roupas. Ao mesmo tempo, o olhar para
cima da modelo e a postura aberta sugerem uma sensação de urgência; a
modelo está tentando chegar a algum lugar rápido e mesmo assim suas
roupas passam uma sensação de compostura na correria. Esses designs são
feitos para mulheres ocupadas que ainda querem se orgulhar de sua
aparência”.
Louis Vuitton (masculino)
 
 
Davies destaca o ar casual da campanha
afirmando que “ao parcialmente cobrir sua boca, Werner Schreyer retrata
algum pudor e contenção. (…) Modéstia e reserva são as mensagens-chave
dessa propaganda. A linha de roupas Vuitton é para o homem casual, que
quer ficar bonito, mas sem necessariamente levantar sobrancelhas”.
Fonte: FFW
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