Um aroma. Por mais simples que seja e se for aplicado com o intuito de atrair consumidores e fazê-los se sentir bem dentro de um ambiente, pode sim fazer diferença entre aqueles que o frequentam. É o que está propondo uma nova ferramenta de marketing, ou seja, trazer resultados positivos a uma loja apenas aromatizando o seu ambiente. Qualquer setor pode fazer uso do marketing olfativo, até mesmo o varejo, desde supermercados, lojas de shoppings centers e até de rua. Basta que cada loja busque sua identidade olfativa e para isso é preciso entender a filosofia da marca, a mensagem e a imagem que a loja quer passar para o cliente; além dos produtos vendidos e do público alvo. Há outros fatores que também devem ser levados em conta como o espaço da loja, seu tamanho, as aberturas, portas e janelas; os clientes, os funcionários, o pé direito, se tem ar condicionado ou não etc.
A definição dessa identidade olfativa para cada loja é importante porque dessa forma é possível verificar que tipo de aparelho deve ser utilizado para que objetivo possa ser atendido. Entre as peças que podem ser implantadas estão o difusor de aroma, papel perfumado para gaveta; há também sachê para carro ou armário, mala direta aromatizada, anúncio de jornal aromatizado, entre outras peças.
A ação dessa ferramenta de marketing é simples. Isso porque o olfato está ligado ao sistema límbico, conhecido como o “cérebro das emoções”, por isso não está conectado à razão e sim à emoção das pessoas, que podem incluir lembranças de sua infância ou outras memórias de sua vida. Mas o grande atributo do marketing olfativo está em se beneficiar desse sentido humano, onde um cliente que é bombardeado atualmente por tantas publicidades visuais e auditivas, já possui um espécie de filtro em sua mente, fazendo com que ele deixe de prestar atenção nelas. Todavia, com o olfato é mais difícil existir esse tipo de barreira e embora haja tanta informações para o cliente se ater, ele sentirá o aroma existente no local, afinal o ser humano precisa respirar para sobreviver.
Estive recentemente em duas lojas que me chamaram muito a atenção acerca deste assunto: a C&A do Shopping Center Norte (capital paulista) e uma franquia da M.Martan no Shopping Pátio Limeira. Em ambas pude sentir uma fragrância extremamente agradável e sedutora. O poder dos aromas, distintos entre si, me causaram também sensações diferentes, mas ambas positivas e motivadoras.
Na C&A percebi um aroma mais sensual e estimulante, associado ao som ambiente mais vibrante (mas só estava disperso no andar do Departamento Feminino). Na M.Martan um aroma mais refrescante e acolhedor, remetendo a conforto, porém se lembrar “cheiro de limpeza”.
Outras lojas que também vêm trabalhando muito assertivamente a questão dos aromas de ambiente são a Marcia Mello e Sandpiper.
Fonte: Adaptado de BeautyFair
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Bom dia…
Li sua qualificacoes e gostaria de poder sugerir um curso de marketing Olfativo,
Iniciei como artesa e hoje dou consultoria de em Marketing Olfativo, mas percebo que aqui em Campinas ate mesmo em Sao Paulo nao encontramos este seguimento…
Por favor avalie e comente se possivel.
Julie Ferreira
Deixei um comments no seu blog. Aguard contato, ok?
abraço
Oi Edu! Gostaria de saber se as fragrâncias utilizadas pelas lojas são confidenciais. Já faz um tempo que quero saber sobre o aroma da Fillity,se seria possível adquirir ou se a comercialização desse tipo de aroma não pode ser efetuada.
Obrigada,
Ana
Oi Ana,
Algumas lojas comercializam suas fragrâncias, seja como aromatizador de ambientes e roupas ou mesmo como perfume. Quando sentir algum "cheirinho bom" é só perguntar na loja se eles vendem 😉
ok?
Ola, realmente muito interessante. Tenho uma loja de informatica, mas nao faço ideia de que aroma seria ideal, se tiver alguma dica, agradeço.
Gostaria de ter informação sobre curso no Rio de Janeiro.
Marcia