Mesmo em expansão e-commerce não ameaça profissão de visual merchandising

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Com o advento do e-commerce o mercado de trabalho para o visual merchandiser vai encolher? Esse é o principal temor de quem pretender ingressar na área, afinal, são tantas lojas que não possuem um ambiente físico, apenas a webstore.
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A resposta parece óbvia, mas não é, já que as oportunidades estão presentes também no contexto online. É preciso entender, antes de mais nada, o que faz um visual merchandiser, pois se no varejo físico o trabalho dele consiste em montar vitrines, ambientar a loja, planejando espaços e coordenando produtos, agora tudo isso também terá que ser explorado no ambiente virtual.
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Exatamente isso! Quando se fala em visual é o VM que entra em cena. E a webstore precisa ser uma extensão da loja física, o cliente precisa identificar em ambos contextos sua marca favorita, ou seja, ela busca a mesma estética, comunicação e setorização de produtos.
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Quando a loja é uma operação somente virtual, como são a Net-a-Porter e a Netshoes, são denominadas de Pure Player. E, até mesmo as pure players precisam perceber que diretrizes de visual merchandising são extremamente relevantes, pois além de auxiliar no reforço da identidade de marca, facilitar o encontro dos produtos por sugestões (através de menos cliques) e aumentar as vendas, uma política de visual merchandising bem definida será útil no momento de tornar essa loja online uma loja física.
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Esse movimento, aliás, é uma tendência no varejo e já chegou até na maior operação de moda online do Brasil, como é o caso Dafiti Live, sediada na Rua Oscar Freire, em São Paulo/SP. Outros nomes, como a Amazon e Google também abriram suas primeiras lojas físicas, mas a maior repercussão ficou a cargo da BirchBox (falamos dela nesse post).
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Para entender melhor a atuação do visual merchandiser na web, e a riqueza de seu trabalho nesse novo segmento, apresento a descrição de uma vaga para Net-A-Porter, em Nova York:
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Visual Merchandiser Online
NET-A-PORTER é uma varejista da internet, conceituada na moda de luxo com marcas reconhecidas mundialmente, preza por uma qualidade de serviço excepcional e de olho nas tendências. Com um mercado interno e global em expansão e as receitas aumentando mês a mês, uma mudança estratégica crítica já está em curso, afim de atingirmos o objetivo de dominar o setor, sendo bem-sucedida no varejo online. Como tal, estamos buscando um visual merchandiser talentoso e original, com conhecimento em moda, para trabalhar com nossa equipe de estúdio e trazer o portfólio NET-A-PORTER de produtos para a vida. Você irá trazer um estilo inovador e assim melhorar constantemente a experiência de compra no NET-A-PORTER.
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Responsabilidades do dia-a-diaŸ

  • ŸIrá estabelecer parceria com os fotógrafos para precisão na entrega de imagens e auxiliar na construção dos cenários de acordo com padrões da NET-A-PORTER.
  • Desenvolver o perfil de designers, marcas, tendências de passarela para os editoriais.
  • Participar de apresentações e oficinas de tendências de grifes para assegurar a consistência de estilo e estratégia de compras.
  • Trabalhar com editor de VM para interpretar e implementar as tendências da passarela para o carregamento de produtos semanais.
  • Escolher roupas e apresentar sugestões para o editor de VM aprovar.
  • Supervisionar o Assistente de Visual Merchandising e estagiários na limpeza de manequins e equipamentos para garantir produções de alto padrão.
  • Aprovação das imagens.
  • Certificar-se de que não mais do que 5% de suas imagens serão refotografadas (reshot) por semana.
  • Coordenar as refilmagens quando exigido.
  • Reuniões para fazer uploads de imagens semanais.
  • Analisar relatórios semanalmente para garantir que os produtos adequados estão sendo destacados no site.
  • Assegurar que o estúdio de fotografia esteja organizado e ordenado com registro de recebimentos e lista de equipamentos fornecidos para a equipe de editorial.
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O varejo é um organismo vivo, está em constante transformação, precisa se reinventar e cada vez em períodos menores, por isso, é preciso estar sempre antenado as mudanças do mercado e do consumidor, estudar, pesquisar, ler bastante e sempre que possível participar de cursos, workshops, palestras sobre varejo e visual merchandising.
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As Pure Players estão aumentando em quantidade, qualidade e faturamento. E hoje já se sabe que os movimentos que vingam nos EUA chegam no Brasil aproximadamente em dois anos. Então, caro leitor (a), ainda dá tempo para se preparar para as oportunidades, seja para o varejo online ou off-line.
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