Embalagens fidelizam clientes virtuais

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Kit Chico Rei – Ilustração/Criação Elvis Benício
e Fotografia de João Schubert

A fidelização do consumidor é de fundamental importância para qualquer marca, empresa ou negócio, entretanto, ao contrário do que se pensa majoritariamente, a conquista e o comprometimento com o cliente não se restringe apenas ao momento da finalização da compra e as técnicas para que o abandono do carrinho não ocorra.

A fidelização abrange inclusive o momento em que o consumidor recebe o produto a domicílio. A espera pelo pacote adquirido gera ansiedade e expectativa demasiada, sentimentos que são ainda mais intensificados pelo tempo de espera do mesmo, que na maioria das vezes, é um tanto quanto demorado.

O momento em que o comprador tem em mãos o pacote com sua encomenda é crucial, levando em conta que, é justamente nesta hora que ele irá avaliar o conjunto e chegará à suas conclusões referentes à qualidade geral da loja.
Uma empresa que trabalha exclusivamente com o e-commerce e tem apostado nesse recurso visual é a Chico Rei – camisetas & design (www.chicorei.com). Com venda de camisetas e canecas descoladas, o embrulho é carregado de zelo (conforme imagem acima). Comprei uma peça recentemente e tive até dó de jogar os papéis fora… 

A ABRE, Associação Brasileira de Embalagens, realizou uma pesquisa dando enfoque à relação consumidor e embalagem. O resultado expôs que para o consumidor, o pacote e o produto equivalem à mesma coisa, ou seja, não há uma dissociação. A embalagem, portanto, reflete a percepção do consumidor com relação ao produto, sendo que se bem trabalhado, os itens e a marca poderão ser otimizados. Veja alguns dados relevantes:

• O uso correto da embalagem faz com que a micro e pequena empresa aumente a sua competitividade;

• Pesquisas comprovam que o design diferenciado é um fator determinante para a compra de produtos;

• Segundo a Confederação Nacional da Indústria, 75% das empresas que investiram no design das embalagens conseguiram aumentar as vendas de modo significante.

• 41% dessas empresas reduziram drasticamente os custos, sendo que algumas alegam um aumento de 100% de lucratividade após reformulação dos pacotes;

Em meio à competição acirrada é preciso seduzir o consumidor, tanto pela forma quanto pelas texturas e cores, pois a embalagem com design exclusivo é observada como uma demonstração de carinho pela marca e apreço pelo consumidor.
Personalização:
Faça uso de todo poder sensorial, envie o pacote de seu cliente envolto em uma embalagem customizada, em cores que remetam e caracterizam sua loja. Abuse dos pequenos detalhes como fitas, amarrações e cartões, lembrando que, o retorno recompensa pelo esforço empenhado;

Itens promocionais:
Agrade ao consumidor, surpreenda-o lhe enviando pequenas lembrancinhas como objetos personalizados, ou mesmo alguma cortesia, podendo ser um vale desconto para a próxima aquisição. Segmente suas ações e promoções de acordo com o seu target, a fim de conquistar o consumidor e surpreendê-los.

Texto adaptado de Felipe Martins, em Dotstore.com.br

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